Um estudo das relações entre competências e comportamento pró-ambiental na ecoideação

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Title: Um estudo das relações entre competências e comportamento pró-ambiental na ecoideação
Author: Miguez, Viviane Brandão
Abstract: Diante da busca por competitividade, gerar uma inovação, na maioria das vezes, não tem sido mais suficiente. As organizações têm sentido necessidade de gerar inovações de forma sistemática, com menor custo e maior valor agregado, para, aí sim, manter-se competitiva. Nesse contexto uma das soluções discutidas é a implantação de processos de inovação de forma sistemática e contínua. Esses processos estão sendo formalizados pelas organizações e este trabalho, abordará a gestão de ideia nas primeiras fases do processo de Inovação (Fuzzy front end). A sustentabilidade pode ser uma forma de agregar valor aos produtos além da funcionalidade, custo e qualidade, e, assim, aumentar a competitividade das organizações. A inserção da sustentabilidade no processo de geração de ideias proporcionará maior valor agregado para os resultados do processo. O presente trabalho tem como objetivo investigar as relações entre competências e comportamento pró-ambiental e o processo de geração de ideias para inserção de aspectos ambientais nas primeiras fases do processo de inovação para desenvolvimento de produtos. O estudo destas relações auxiliará as organizações a identificar rotinas e comportamentos que poderão ser incentivados para que, ao final do processo, a organização tenha um maior número de ideias que gerem sustentabilidade ambiental e estejam alinhadas aos objetivos da organização. Para tanto realizou-se um estudo na literatura visando descobrir as oportunidades de pesquisa no tema. Analisaram-se os modelos de geração de ideias encontrados na literatura, identificaram-se quais as entradas, as saídas, os fatores de influência deste processo, quais processos apresentavam característica de sustentabilidade e quais eram essas características. Obtiveram-se como resultados das análises as relevâncias e limitações de cada modelo/ferramenta/processo de geração de ideias, os benefícios e barreiras para à sustentabilidade nos processos analisados e os elementos que caracterizaram o processo de ecoideação como ambientalmente sustentável. Estes elementos permitiram definir alguns aspectos humanos para inserção da sustentabilidade ambiental e assim os construtos desta pesquisa foram definidos como ecoideação, capacidade de absorção e comportamento de ecoideação. Esta tese apresenta como principal resultado a definição das proposições que representam as relações entre estes construtos. Estas proposições foram verificadas empiricamente e os resultados analisados qualitativamente. Pode-se observar que a relação dos construtos existe empiricamente e que podem apresentar estágios de desenvolvimento diferentes. A Empresa A que possui produto que visa à sustentabilidade ambiental, cultiva no seu dia a dia a importância da sustentabilidade ambiental, proporciona, para seus colaboradores, capacitação relacionada à sustentabilidade ambiental; procura incentivar nos seus colaboradores comportamentos pró-ambiental. Já a Empresa C que não possui produto sustentável, não apresentou preocupação ou comportamento ambiental; a questão sustentabilidade não faz parte da estratégia ou da cultura da organização.Abstract: Faced with the search for competitiveness, generating innovation, most of the time, has not been enough. Organizations have felt the need to generate innovations in a systematic way, with lower cost and higher added value, in order to remain competitive. In this context one of the solutions discussed is the implementation of innovation processes in a systematic and continuous way. These processes are being formalized by the organizations and this work will approach the idea management in the first phases of the Fuzzy front end. Sustainability can be a way to add value to products beyond functionality, cost and quality, and thus increase the competitiveness of organizations. The insertion of sustainability in the process of generating ideas will provide greater added value to the results of the process. The present work aims to investigate the relationships between competences and pro-environmental behavior and the process of generating ideas for insertion of environmental aspects in the early stages of the innovation process for product development. The study of these relationships will help organizations identify routines and behaviors that can be encouraged so that, at the end of the process, the organization has a greater number of ideas that generate environmental sustainability and are aligned with the objectives of the organization. For this purpose, a study was carried out in the literature aiming to discover the research opportunities in the subject. We analyzed the idea generation models found in the literature, identified the inputs, outputs, influence factors of this process, which processes presented sustainability characteristics and what were these characteristics. The relevance and limitations of each model / tool / process of generating ideas, the benefits and barriers to sustainability in the analyzed processes and the elements that characterize the eco-design process as environmentally sustainable were obtained as results of the analyzes. These elements allowed to define some human aspects for insertion of the environmental sustainability and thus the constructs of this research were defined as ecoideação, absorptive capacity and behavior of ecoideação. This thesis presents as main result the definition of the propositions that represent the relations between these constructs. These propositions were verified empirically and the results analyzed qualitatively. It can be observed that the relation of the constructs exists empirically and that they can present different stages of development. The \"Company A\" that has a product that aims at environmental sustainability, cultivates in its day to day the importance of environmental sustainability, provides, for its employees, training related to environmental sustainability; seeks to encourage pro-environmental behavior in its employees. The \"Company C\" that does not have a sustainable product, did not present any environmental concern or behavior; the issue of sustainability is not part of the organization's strategy or culture.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204425
Date: 2019


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