Relevância dos ativos intangíveis das companhias de capital aberto brasileiras para o mercado acionário

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Relevância dos ativos intangíveis das companhias de capital aberto brasileiras para o mercado acionário

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Title: Relevância dos ativos intangíveis das companhias de capital aberto brasileiras para o mercado acionário
Author: Pacheco, Juliane
Abstract: O objetivo desta pesquisa é verificar a relevância dos ativos intangíveis das companhias de capital aberto brasileiras para o mercado acionário. Para isso, a amostra abrange as empresas não financeiras que negociam suas ações na bolsa de valores Brasil. Bolsa. Balcão (B3). O período foi de 2010 a 2017, compreendendo o intervalo em vigor do CPC 04 Ativo Intangível R1 (2010). A amostra contou com 301 empresas analisadas, abrangendo 2.184 observações. Para verificar a relevância dos ativos intangíveis (adquiridos ou reconhecidos em uma combinação de negócio), foram formuladas cinco hipóteses e nove equações com base no modelo de Ohlson (1995; 2005). Os resultados apontaram que o ativo intangível aumentou ao longo dos anos, haja vista que passou de 348,8 bilhões de reais para 624,6 bilhões de reais, ou seja, um aumento de 79,07%. Quanto à natureza do intangível, o goodwill, as concessões e os intangíveis em serviço foram os itens mais representativos em todos os anos analisados. Nas regressões foi observado que o intangível demonstrou relevância para o valor de mercado, apesar de ter um poder incremental baixo; além disso, algumas naturezas do intangível se mostraram relevantes, enquanto outras divergiram da literatura e se mostraram inversamente relacionadas, apesar de estatisticamente significantes. Os gastos com publicidade e propaganda estão associados ao valor de mercado, enquanto a marca não foi estatisticamente significante. Já os gastos com pesquisa e desenvolvimento demonstraram que, quando contabilizados no balanço, são mais relevantes para o valor de mercado e, quando alocados como despesa não são considerados. O valor do goodwill se mostrou significativo e positivamente relacionado com o valor de mercado, contrariando alguns estudos nacionais e concordando com os internacionais. Com relação ao intangível identificado ou não registrado em combinação de negócios, mostrou-se que ambos estão relacionados ao valor de mercado. Por fim, os intangíveis de modo geral são relevantes para o mercado acionário, de modo a contribuir com o valor de mercado.Abstract : The aim of this research is to verify the relevance of intangible assets of Brazilian listed companies to the capital market. For this, the sample covers non-financial companies that trade their stocks on the Brasil, Bolsa, Balcão (B3). The period was from 2010 to 2017, comprising the effective interval of CPC 04 - Intangible Assets R1 (2010). The sample had 301 companies analyzed, covering 2,184 observations. In order to verify the relevance of intangible assets (acquired or recognized in a business combination), five hypotheses and nine equations based on the Ohlson model (1995; 2005) were formulated. The results showed that intangible assets increased over the years, from 348.8 billion reais to 624.6 billion reais, that is, an increase of 79.07%. As to the nature of the intangible, goodwill, concessions and intangibles in service were the most representative items in all the analyzed years. In the regressions, it was observed that the intangible has shown relevance to the market value, despite having a low incremental power; furthermore, some natures of the intangible were relevant, while others diverged from the literature and were inversely related, although statistically significant. Advertising and marketing spending are associated with market value, while the brand was not statistically significant. Research and development spending have shown that, when recognized in the balance sheet as assets, they are more relevant to the market value and, when allocated as an expense, are not considered. The value of goodwill was significant and positively related to market value, contradicting some national studies and agreeing with international studies. With respect to intangible assets identified or not recorded in a business combination, it was shown that both are related to market value. Lastly, intangibles in general are relevant to the capital market in order to contribute to market value.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204412
Date: 2019


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