Análise da Exposição Virtual "À beira da Insanidade: Por que Vincent van Gogh cortou sua orelha? Como ele lidou com sua doença?"

DSpace Repository

A- A A+

Análise da Exposição Virtual "À beira da Insanidade: Por que Vincent van Gogh cortou sua orelha? Como ele lidou com sua doença?"

Show full item record

Title: Análise da Exposição Virtual "À beira da Insanidade: Por que Vincent van Gogh cortou sua orelha? Como ele lidou com sua doença?"
Author: Silva, Thatiane da
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como propósito principal apresentar a análise da exposição virtual “A Beira da Insanidade: Por que Vincent van Gogh cortou sua orelha? Como ele lidou com sua doença?” do Museu Van Gogh, localizado em Amsterdã, sob as perspectivas da disseminação e acesso à informação no âmbito do ciberespaço. Neste panorama, os objetivos específicos são: Compreender o conceito da cibercultura no campo da comunicação museológica; Verificar as possibilidades de diálogo entre as cartas e obras no discurso expositivo da exposição virtual; Identificar as formas de descrição da informação das obras na exposição virtual. A metodologia se caracteriza como documental e bibliográfica ao qual visa abordar o diálogo entre cartas e obras do artista por meio do acesso e a dinamização dos dispositivos virtuais para o público virtual. O resultado da pesquisa desdobra-se em um diagnóstico minucioso que tem como objetivo explorar o acesso e a dinâmica da exposição virtual através da narrativa expográfica, sustentada pela disponibilidade de metadados do acervo e do entretenimento dos dispositivos virtuais com o público virtual apresentados neste escopo curatorial. Conclui-se que esta pesquisa visa contribuir para expansão comunicacional ao que diz respeito ao campo da Museologia no ciberespaço.The purpose of this final paper is to present an analysis of the virtual exposition “On The Verge Of Insanity. Why did Vincent Van Gogh cut off his ear? How did he cope with his illness?”, from Van Gogh Amsterdam Museum, under perspectives of dissemination and access to information on the cyberspace. On this overview, the specific objectives are: Understanding the concept of cyberculture in the field of museological communication; To verify the possibilities of dialog between the letters and art pieces in the expository discourse of the virtual exposition; To identify the forms of description used on information about the art pieces at the virtual exposition. The methodology is characterized as documental and bibliographic , which intends to approach the dialog between letters and art pieces from the artist, through the access and boost of the public virtual devices. The research ́s result unfolds in a detailed diagnostic, which intends to explore the access and the virtual exposition dynamics, through the exhibition narrative, supported by the availability of metadata from the collection, and the entertainment of the virtual devices to the virtual public, presented in this curatorial scope. In conclusion, this research intends to contribute to the communicational expansion, concerning the field of Museology on the Cyberspace.Key words: Van Gogh Museum. Virtual Exposition. Virtual Public. Cyberspace. Museological Communication.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Museologia
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204328
Date: 2019-11-26


Files in this item

Files Size Format View
Versão Final A5_TCC_Museologia_ Thatiane_2019.pdf 1.782Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar