Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen e Educação do Campo: relações á luz da Pedagogia do Movimento
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Title:
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Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen e Educação do Campo: relações á luz da Pedagogia do Movimento |
Author:
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Vieira, Gabrieli dos Santos
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Abstract:
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Este trabalho teve como objetivo compreender a relação entre a Escola Luiz Bernardo Olsen, que localiza-se no Distrito de Volta Grande, no Município de Rio Negrinho, Planalto Norte do estado de Santa Catarina, e os princípios da Educação do Campo, com o foco na Pedagogia do Movimento Sem Terra. Partimos da constatação de que a instituição em questão atende, em sua maioria, filhos de assentados e acampados da Reforma Agrária. Utilizamos do estudo bibliográfico do Projeto Político Pedagógico da escola, havendo também revisão bibliográfica e aprofundamento teórico da Pedagogia do Movimento Sem Terra, a partir dos princípios da Educação do Campo. Nosso objetivo geral foi refletir sobre as possibilidades de contribuição das matrizes e princípios da Pedagogia do Movimento Sem Terra para a potencialização do trabalho desenvolvido na escola estudada, considerando seu público majoritário. Os objetivos específicos foram: explicitar a concepção de educação assumida pela Educação do Campo, a partir do aprofundamento dos princípios da Pedagogia do Movimento Sem Terra; caracterizar a Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen e as comunidades do entorno atendidas pela mesma, com o foco nos assentamentos de reforma agrária; destacar concepções e práticas planejadas no PPP da referida escola, indicando possibilidades de contribuições aos mesmo a partir dos princípios e fundamentos da Pedagogia do Movimento Sem Terra. Trouxemos aspectos referentes a escola, sua infraestrutura e as comunidades ao entorno dessa e sua importância na vida dos estudantes que atende. Buscamos refletir sobre essa temática a partir da concepção da Educação do Campo e seus princípios e vínculo com o MST, que a escola em questão tem muito a avançar em relação ao atendimento aos estudantes oriundos dos assentamentos e acampamento que está no seu entorno. Por fim, reiteramos a importância de que a escola seja um local que promova o ensino buscando relacionar-se com a vida dos sujeitos que nela estão, portanto, integrando-se com as especificidades dos sujeitos que recebe. |
Description:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204183
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Date:
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2020-01-27 |
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