Title: | Contribuições da perspectiva freireana para uma prática de ensino de ciências da natureza na Educação do Campo |
Author: | Stoeberl, Fernanda |
Abstract: |
A partir da necessidade de aproximar o Ensino de Ciências da realidade dos estudantes e de contribuir com a superação de situações desumanizadoras, esse trabalho objetiva relatar e analisar a prática pedagógica em Ciências da Natureza no ensino médio realizada no Estágio no curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFSC, com base na perspectiva freireana, por meio de pesquisa participante e de revisão bibliográfica. Percebendo a perspectiva freireana como uma possibilidade de ressignificar o ensino de Ciências Naturais de maneira a ouvir e considerar os saberes e a realidade vivenciada pelos estudantes, proporcionando uma prática mais comprometida e significativa aos sujeitos a qual se destina. From the need to bring science education closer to students' reality in order to contribute to overcoming dehumanizing situations, this paper aims to report and analyze the pedagogical practice in Natural Sciences in high school held in the internship in the degree course in Educação do Campo-UFSC, based on the freireana perspective, through participant research and literature review. Understanding the freireana perspective as a possibility of reframing the Natural Sciences teaching in order to listen and consider the knowledge and reality experienced by students, providing a more committed and meaningful practice to the subjects for which it is intended. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204124 |
Date: | 2020-01-24 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
Contribuições d ... a na Educação do Campo.pdf | 475.9Kb |
View/ |
TCC |