Title: | O ensino noturno em Rio Negrinho-SC: Desafios da organização didática e metodológica |
Author: | Pscheidt, Rafaela |
Abstract: |
A Educação Brasileira está passando por momentos difíceis, pois muitos problemas estão acontecendo dentro das Unidades Escolares, sejam eles problemas de infraestrutura, gestão administrativa, gestão pedagógica, ensino, formação profissional, defasagem de ensino e evasão escolar. O presente trabalho tem como destaque analisar os principais fatores que fazem da Educação Noturna o sistema mais ultrapassado e pedagogicamente mal compreendido pelos indivíduos que ensinam e administram uma escola, não querendo encontrar um culpado, mas olhando para as duas posições, como aluno e como professor desse período. A pesquisa foi focada em minha vivência profissional em algumas turmas do Ensino Noturno no ano de 2018, onde lá presenciei vários fatores como evasão, baixas notas, desinteresse e abandono dos estudos, onde esses tais fatores desencadearam o meu interesse no tema. Quando chegamos para ensinar esses alunos que compõem o ensino médio noturno nos deparamos com uma alta taxa de evasão, faltas frequentes, discrepâncias de ensino e é evidente que o jovem está lá por obrigação e não pelo prazer de estar dentro de uma sala de aula aprendendo. O Curso de Graduação em Educação no Campo sempre procurou passar para seus acadêmicos a perspectiva de uma educação emancipatória, mas infelizmente chegamos dentro das escolas com uma perspectiva de mudança e somos barrados pelo velho e antiquado sistema de educação puramente tradicional. Este ensino não é atrativo para os jovens, talvez esta seja a principal razão de todos os problemas que ocorrem dentro do cenário educacional. Palavras-chave: Ensino Noturno, Evasão Escolar, Defasagem de Ensino, Educação de Campo, Educação Emancipatória. Brazilian Education is going through difficult times, because many problems are happening inside the School Units, whether they are infrastructure problems, administrative management, pedagogical management, teaching, professional training, teaching lag and school evasion. The present work aims to analyze the main factors that make Night Education the most outdated system and pedagogically misunderstood by the individuals who teach and administer a school, not wanting to find a culprit, but looking at the two positions, as a student and as a teacher of this period. When we arrive to teach these students who make up the night high school we are faced with a high dropout rate, frequent absences, teaching discrepancies and it is evident that the young person is there for obligation and not for the pleasure of being inside a classroom learning. The Graduation Course in Education in the Field has always sought to pass on to its academics the prospect of an emancipatory education, but unfortunately we arrive inside the schools with a perspective of change and we are barred by the old and antiquated system of purely traditional education. This education is not attractive to young people, perhaps this is the main reason for all the problems that occur within the educational scenario. Keywords: Evening Education, School Evasion, teaching gap, Field Education, Emancipatory Education. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204121 |
Date: | 2020-01-24 |
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TCC - Rafaela Pscheidt.pdf | 478.0Kb |
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