Title: | O protagonismo das mulheres na produção agroecológica no município de Papanduva |
Author: | Duffeck, Gislaine |
Abstract: |
Este trabalho teve como objetivo geral refletir sobre a participação das mulheres na produção agroecológica em Papanduva. Para o desenvolvimento do estudo, a metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso. Foram selecionadas e entrevistadas mulheres de duas UPF (Unidades Produtiva Familiar) com certificação orgânica no município, conforme cadastro do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além de representante da Secretaria Municipal da Educação e da EPAGRI. A pesquisa buscou compreender como se deu o processo de transição agroecológica das propriedades, como está sendo construída a autonomia das mulheres no processo, qual foi o papel das políticas públicas, assistência técnica e como acontece a comercialização dos produtos agroecológicos. Também buscou entender o papel da educação para a superação das desigualdades de gênero e desenvolvimento da agroecologia no município. Com o desenvolvimento da pesquisa pode-se afirmar que, no que diz respeito à transição para uma produção mais ecológica, às mulheres foram (e são!) as principais protagonistas. Elas encontraram dificuldades, tais como: o uso da agricultura convencional ao redor do estabelecimento, a obtenção de financiamento/crédito e acesso a políticas públicas que fomentassem tal perspectiva. Apesar dos avanços nas propriedades estudadas, ainda é notável a desigualdade de gênero, sobretudo no que concerne a divisão sexual do trabalho. Este aspecto claramente limita o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Há indicativos de fortalecimento do agronegócio no município e não há indicativos, por outro lado, de uma ação pública efetiva para o incentivo e promoção da agroecologia e para a superação das desigualdades de gênero que ainda persistem no meio rural de Papanduva. This work’s main goal has been to reflect on the participation of women in agro-ecological production in Papanduva. For the development of the study, the chosen methodology was a qualitative research, implemented through a case study. Women from two UPF (family productive unit) with organic certification in the municipality, as registered by the MAPA (Ministry of Agriculture, cattle raising and supplies), were selected to be interviewed, in addition to a representative from the Municipal Secretariat of Education and EPAGRI. The research sought to understand how has the properties’ process of transition to agro-ecology happened, how is women’s autonomy being built throughout the process, what was the role of public policies, technical assistance and how trading of agro-ecological products took place. Also, the research aimed to understand the role of education to the overcoming of gender inequalities and development of agro-ecology in the municipality. With the development of the research it can be claimed that, concerning the transition for a more ecological production, women were (and they are!) the main protagonists. They encountered difficulties such as: the use of conventional agriculture around their properties, the access to financing/ credit and to public policies that promote such perspective. Despite advances in the properties studied, gender inequality is still remarkable, especially with regard to the sexual division of labor. This aspect clearly limits the personal and professional development of women. While there are indicatives of strengthening of agribusiness in the municipality, there is a lack of public effective actions for the incentive and promotion of agro-ecology and for overcoming gender inequalities that still persist in the countryside of Papanduva. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204111 |
Date: | 2020-01-20 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC GISLAINE DUFFECK.pdf | 1.000Mb |
View/ |