Os artrópodes no Encontro Nacional de Ensino de Biologia
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Mariana Brasil |
|
dc.contributor.author |
Bosio, Ana Carolina |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-17T15:53:11Z |
|
dc.date.available |
2020-01-17T15:53:11Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203828 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo compreender como os Artrópodes vem sendo
discutidos no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). A escolha
por analisar os trabalhos deste evento se deu pois, além de reunir pesquisas,
reflexões e práticas em ensino de Ciências e Biologia de todo o país, se trata de
um evento que representa a pesquisa em ensino e tem abertura também ao
público não acadêmico, como professores atuantes que não tenham
necessariamente contato com a universidade ou centros de pesquisa,
possibilitando encontrar mais facilmente relatos de experiência de práticas
realizadas em escolas do que em relação a outras publicações da área. Entre os
trabalhos analisados se observou um maior volume daqueles voltados ao
desenvolvimento de sequências e recursos didáticos para o ensino de artrópodes
ou de algum de seus subgrupos. Também foram encontrados, em menor
quantidade, trabalhos realizados a partir de experiência em espaço não-formal
de ensino, análises de representações sociais, revisão de literatura, análise de
livros didáticos e reflexões sobre o currículo e formação inicial de professores,
relacionados ao tema artrópodes. Os trabalhos voltaram seus olhares para a
importância ecológica do filo Arthropoda e questões relacionadas à morfologia,
evolução, entendimento de estruturas, diferenciação dos representantes de cada
classe e, até, de suas relações com os seres humanos. Nas análises realizadas foi
possível constatar que por mais que haja esforços em se promover práticas
diferentes das concepções tradicionais de aulas de Biologia, nem sempre essas
se mostram tão inovadoras como se propõem a ser. Embora existam
pesquisadoras/es e professoras/es buscando refletir sobre o tema, ainda é muito
presente a ideia de que o que falta para o ensino de artrópodes ser melhor são
reinvenções de atividades. Mas, poucos se perguntam questões básicas para a
Educação, como: por que ensinar os artrópodes? Para quem? E para quê? |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Arthropoda |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão |
pt_BR |
dc.subject |
ENEBIO |
pt_BR |
dc.title |
Os artrópodes no Encontro Nacional de Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar