Os artrópodes no Encontro Nacional de Ensino de Biologia

DSpace Repository

A- A A+

Os artrópodes no Encontro Nacional de Ensino de Biologia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Mariana Brasil
dc.contributor.author Bosio, Ana Carolina
dc.date.accessioned 2020-01-17T15:53:11Z
dc.date.available 2020-01-17T15:53:11Z
dc.date.issued 2019-12-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203828
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo compreender como os Artrópodes vem sendo discutidos no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). A escolha por analisar os trabalhos deste evento se deu pois, além de reunir pesquisas, reflexões e práticas em ensino de Ciências e Biologia de todo o país, se trata de um evento que representa a pesquisa em ensino e tem abertura também ao público não acadêmico, como professores atuantes que não tenham necessariamente contato com a universidade ou centros de pesquisa, possibilitando encontrar mais facilmente relatos de experiência de práticas realizadas em escolas do que em relação a outras publicações da área. Entre os trabalhos analisados se observou um maior volume daqueles voltados ao desenvolvimento de sequências e recursos didáticos para o ensino de artrópodes ou de algum de seus subgrupos. Também foram encontrados, em menor quantidade, trabalhos realizados a partir de experiência em espaço não-formal de ensino, análises de representações sociais, revisão de literatura, análise de livros didáticos e reflexões sobre o currículo e formação inicial de professores, relacionados ao tema artrópodes. Os trabalhos voltaram seus olhares para a importância ecológica do filo Arthropoda e questões relacionadas à morfologia, evolução, entendimento de estruturas, diferenciação dos representantes de cada classe e, até, de suas relações com os seres humanos. Nas análises realizadas foi possível constatar que por mais que haja esforços em se promover práticas diferentes das concepções tradicionais de aulas de Biologia, nem sempre essas se mostram tão inovadoras como se propõem a ser. Embora existam pesquisadoras/es e professoras/es buscando refletir sobre o tema, ainda é muito presente a ideia de que o que falta para o ensino de artrópodes ser melhor são reinvenções de atividades. Mas, poucos se perguntam questões básicas para a Educação, como: por que ensinar os artrópodes? Para quem? E para quê? pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Arthropoda pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Revisão pt_BR
dc.subject ENEBIO pt_BR
dc.title Os artrópodes no Encontro Nacional de Ensino de Biologia pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_AnaCarolinaBosio_final.pdf 688.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar