Alegrelê: Memórias de leitura que o tempo não desfaz

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Alegrelê: Memórias de leitura que o tempo não desfaz

Mostrar registro completo

Título: Alegrelê: Memórias de leitura que o tempo não desfaz
Autor: Back, alessandra
Resumo: O presente trabalho consiste em um relatório de uma produção midiática, constituída de um vídeo autoral e um blog. O objetivo do material desenvolvido foi estabelecer com o público uma relação de recuperação da memória de leitura a partir do vídeo. Este expõe cronologicamente referências de leitura da palavra e do mundo, elementos que compõem a própria história de vida da autora deste trabalho. Considerando que a relação do leitor com o escrito depende das circunstâncias em que o leitor está inserido (CHARTIER, 1999), este trabalho realiza-se a partir de noções de leitura e formação da subjetividade encontradas em Todorov (2009), Colasanti (2012), Freire (1989) e Couto (2011). Por meio deste trabalho, confirma-se que as experiências de leitura, geram memórias e que auxiliam na formação de novas experiência de leitura do mundo e da palavra, essenciais para elucidar e compreender o que nos rodeia, o que nos forma, seja no ato de ler o mundo ou ler os escritos, imprescindíveis na construção do leitor e do sujeito.The present work consists of a report of a media production, consisting of an authorial video and a blog. The objective of the developed material was to establish with the public a relationship of retrieval of reading memory from the video. This chronologically exposes reading references of the word and the world, elements that make up the own life story of the author of this work. Considering that the reader's relationship with the writing depends on the circumstances in which the reader is inserted (CHARTIER, 1999), this work is based on the notions of reading and formation of subjectivity found in Todorov (2009), Colasanti (2012), Freire (1989) e Couto (2011). Through this work, it is confirmed that reading experiences, generate memories and that help in the formation of new reading experiences of the world and the word, essential to elucidate and uderstand what surrounds us, what shapes us, whether in the act of Reading the world or Reading the writings, indispensable in the construction of the reader and the subject.
Descrição: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203608
Data: 2019-08-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
POS_UFSC_VERSAO ... A_ALESSANDRABACK[7208].pdf 635.3Kb PDF Visualizar/Abrir Trabalho de Conclusão

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar