Aquisição da Ortografia na Escrita Infantil

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Title: Aquisição da Ortografia na Escrita Infantil
Author: Santos, Raquel Barboza dos
Abstract: O presente trabalho situa-se no âmbito da cultura escrita, a partir da ideia de que os erros ortográficos explicitam as hipóteses levantadas pelas crianças no processo de aquisição da escrita. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a forma como se constrói o conhecimento grafo-fonológico e ortográfico da criança e suas possíveis repercussões para o processo formativo dela. Esta pesquisa norteou-se por objetivos específicos que visam verificar se uma criança consegue representar de forma adequada todas as relações fonema e grafema presentes no português e, para além dessas relações, se estudantes do 4º ano já dominam as normas ortográficas e quais as dificuldades que esses alunos podem revelar através dos erros produzidos na escrita. Assim, para responder a esses questionamentos, optou-se por discorrer sobre as relações grafo-fonológicas e explanar a respeito de aspectos fonológico e ortográfico incidentes na escrita, a fim de defini-los e relacioná-los entre si. Esta pesquisa consiste, portanto, em um estudo de caso do tipo qualitativo, baseado em uma análise documental, e quantitativo, sendo que foi desenvolvida com materiais de produção textual de um estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, cuja idade é 9 anos. Os dados, portanto, foram gerados com base nas atividades de produção textual cedidas pela família dessa criança. E, a partir das análises, observou-se que a maior incidência de erros é de natureza ortográfica, no entanto, questões de natureza fonético-fonológica também foram observadas, o que fomenta a discussão, pois nessa idade, supõe-se que o aluno já se apropriou da escrita ortográfica, sendo necessário agora o exercício e aprimoramento desses conhecimentos. Com isso, conclui-se que o profissional da educação, no ensino da ortografia em sala de aula, precisa avaliar as particularidades dos alunos para definir estratégias de ensino e conseguir auxiliá-los no longo e complexo caminho da aquisição da escrita.The present work is within the scope of written culture, based on the idea that spelling errors explain the hypotheses raised by children in the process of acquiring writing. The general objective of this work is to reflect on the way in which graphophonological and orthographic knowledge of the child is constructed and its possible repercussions on the formation process of the child. This research was guided by specific objectives that aim to verify if a child can adequately represent all the phoneme and graphical relations present in Portuguese and, in addition to these relations, if 4th grade students already master the orthographic norms and what difficulties these students can reveal through the errors produced in writing. Thus, to answer these questions, we chose to discuss the graphophonological relations and explain the phonological and orthographic aspects that occur in writing, in order to define them and relate them to each other. This research consists, therefore, of a case study of the qualitative type, based on a documental analysis, and quantitative, and was developed with textual production materials of a 4th grade student, whose age is 9 years. The data, therefore, were generated based on the textual production activities provided by this child's family. And, from the analyses, it was observed that the highest incidence of errors is of an orthographic nature, however, issues of phonetic-phonological nature were also observed, which encourages discussion, since at this age, it is assumed that the student has already appropriated the orthographic writing, being now necessary the exercise and improvement of this knowledge. With this, it is concluded that the professional of education, in the teaching of orthography in the classroom, needs to evaluate the particularities of the students to define teaching strategies and to be able to help them in the long and complex way of acquiring writing.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203431
Date: 2019-12-18


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