Abstract:
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Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a formação escolar de leitores e o livro didático no 6º ano. Para tanto, o estudo organizou-se de modo a responder à seguinte questão-problema: “As propostas de exploração do texto literário trazidas pelo Livro Didático de Português para o 6º ano, Português Linguagens, têm potencial de contribuir para a formação de leitores?”. Desse modo, em conformidade com ela, tem como objetivo problematizar o potencial de contribuição para a formação de leitores das propostas de abordagem do texto literário no Livro Didático de Português para o 6º ano, Português Linguagens. Assim, inicialmente, apresenta-se o objeto, contextualizando e explicitando a concepção de leitura e formação escolar de leitores, a fim de problematizar a relação do livro didático no ensino de Língua Portuguesa. Em seguida, analisa-se o primeiro capítulo do Livro Didático Português Linguagens para o 6º ano, identificando de que forma os textos são trabalhados no material, com o objetivo de verificar se as propostas de abordagem do texto literário, trazidas pelo Livro Didático, têm potencial de contribuição para a formação de leitores. Os resultados deste estudo apontam que, apesar de o livro afirmar estar comprometido com a formação de leitores e afirmar que possui uma abordagem na perspectiva de trabalho centrada no texto, observa-se, através da seleção de atividades, uma preocupação central de vencer o conteúdo programático, mesmo que isso possa significar pouco do ponto de vista de seu potencial para a formação de leitores. Nesse sentido, visualiza-se, através da análise, que a seleção dos textos literários apresentada pelo livro para o trabalho em sala de aula é bastante pertinente, mas o tratamento dado a eles, contudo, não está em harmonia com a perspectiva de trabalho centrada no texto proposta inicialmente pelo livro e, ainda, que a leitura não é tomada como prática social no livro. Por fim, verifica-se que as orientações de leitura não favorecem o trabalho de produção textual, já que não é dada à leitura a devida importância nesse processo. |