qual a importancia da fotografia na construção do processo de avaliação na educação infantil?: um storrytelling revelando as imagens do nosso cotidiano escola

DSpace Repository

A- A A+

qual a importancia da fotografia na construção do processo de avaliação na educação infantil?: um storrytelling revelando as imagens do nosso cotidiano escola

Show full item record

Title: qual a importancia da fotografia na construção do processo de avaliação na educação infantil?: um storrytelling revelando as imagens do nosso cotidiano escola
Author: aguiar, wânia silveira
Abstract: Esta pesquisa partiu da nossa vivência e prática diária como professoras auxiliares de ensino da Educação Infantil na Rede Municipal de Florianópolis. Em nossa prática pedagógica, fazemos uso da fotografia como registro de momentos, vivências e experiências com as crianças e, por isso, buscamos compreender a importância do uso da fotografia na construção do processo de avaliação na Educação Infantil. Para tanto, dividimos o trabalho em três momentos: pesquisa bibliográfica sobre a origem da fotografia e o seu uso como recurso tecnológico na Educação Infantil; elaboração de um roteiro de storytelling que apresente os resultados da pesquisa bibliográfica; e confecção do vídeo no programa Fantashow (Wondershare). Após as leituras feitas, desenvolvemos o roteiro e o storytelling demonstrando como a fotografia pode ser um importante recurso tecnológico para a construção do processo de avaliação na Educação Infantil, permitindo aos professores (re)pensar, (re)planejar e (re)fazer suas práticas pedagógicas a partir dos diferentes olhares – mais atentos, sensíveis e críticos – construídos através das imagens capturadas em seu cotidiano com as crianças. Além disso, considerando a fotografia como manifestação artística, as crianças podem ser capazes de interpretar o momento ocorrido, as emoções e as sensações; desmascarar a padronização do olhar; e interpretar profundamente as imagens que circulam entre nós.This research emerged from our daily experiences and practices as elementary school teachers’ aides in the Florianópolis City School District. In our pedagogical practice, we make use of photography as a record of moments, practices and experiences with the children, and because of this, we seek to understand the importance of the use of photography in the construction of the process of evaluation in Child Education. For this, we divided the study in three moments: bibliographic research related to the origin of photography and its use as a technological resource in Child Education; the elaboration of a storytelling script that presents the results of the bibliographic research; and the making of a video with the Fantashow (Wondershare) program. After the Reading process, we developed the script and the storytelling demonstrating how photography may be an important resource of evaluation in Child Education, allowing the teachers to (re) think, (re) plan and (re) do their pedagogical practices based on different views – more alert, sensitive and critical ones – constructed through the images captured daily with the children. Besides this, by considering photography an artistic manifestation, the children may be able to interpret the occurred moment, the emotions and sensations, to unveil the patterning of the view; and interpret deeply the images that circulate among us.
Description: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203404
Date: 20-12-20


Files in this item

Files Size Format View Description
relatorio_-_Wania_assinado.pdf 7.989Mb PDF View/Open tcc
video fotografia - final.mov 722.6Mb QuickTime video View/Open video

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar