Ensino de Ultrassonografia "Point of Care" Pulmonar na Graduação de Medicina

DSpace Repository

A- A A+

Ensino de Ultrassonografia "Point of Care" Pulmonar na Graduação de Medicina

Show full item record

Title: Ensino de Ultrassonografia "Point of Care" Pulmonar na Graduação de Medicina
Author: Demetrio, Gabrielle Turnes Pereira
Abstract: Introdução: A Ultrassonografia “Point ofcare” (POCUS) é um rápido exame a beira leito que objetiva responder perguntas clínicas e guiar condutas médicas. Entretanto, apesar de ser uma ferramenta não invasiva, o reduzido número de profissionais capacitados, associado à falta de métodos de ensino consagrados, são fatores ainda limitantes para sua ampla utilização. Objetivos: Após intervenção pedagógica de curta duração, avaliar o aprendizado cognitivo, a habilidade de execução e interpretação do exame, assim como autopercepção do aprendizado, do POCUS pulmonar e do Protocolo "BedsidesLungUltrasound in Emergency" (BLUE) por estudantes de medicina em diferentes estágios da graduação. Métodos: Estudo piloto experimental com 42 estudantes, com distribuição equitativa entre ciclo básico, ciclo clínico e internato médico, submetidos a intervenção pedagógica de curta duração (leitura de textos, aula teórica e treinamento prático). Realizado teste cognitivo antes e após a intervenção, além de teste prático da execução do Protocolo BLUE, de reconhecimento de alterações de POCUS pulmonar e avaliação qualitativa do curso ao final. Considerou-se o nível de significância estatística o p < 0,05. Resultados: A amostra apresentou idade mediana de 23 anos e predomínio gênero masculino. A média da nota do teste cognitivo pré-intervenção foi de 2,97 (±0,87); 4,19 (±1,38) e 4,24 (±1,03) e do pós-intervenção de 6,57 (±1,41); 6,98 (±1,49) e 8,0 (±0,59) respectivamente, com diferença significativa das notas pré e pós entre todos os grupos (p<0,001). O teste de execução de protocolo BLUE obteve medianas de 8,18 (6,36 – 10); 9,09 (8,86 – 10) e 10 (9,09 – 10) e o teste de interpretação de alterações, de 6 (4 – 8); 6 (4 – 8) e 8 (8 – 10), respectivamente, com p<0,05 entre os grupos nos dois testes, exceto entre ciclo clínico e internato. O tempo médio de execução não mostrou diferença significativa entre os grupos. Os estudantes do ciclo clínico apresentaram melhor aproveitamento global com o método de instrução apresentada neste estudo. Conclusão: O ensino teórico e treinamento prático sobre POCUS pulmonar, mesmo de curta duração, pode melhorar o desempenho cognitivo sobre o tema. E quanto mais avançado na graduação médica, maior rendimento do ensino nas esferas cognitivas, de habilidades práticas, de interpretação do exame e melhor percepção do aprendizado.
Description: TCC(Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203326
Date: 2019-11-19


Files in this item

Files Size Format View Description
Ata defesa TCC Gabrielle.pdf 349.1Kb PDF View/Open TCC
TCC GABRIELLE versão final certo.pdf 602.8Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar