Consumo de Bebidas Vegetais no Brasil: Análise da Percepção do Consumidor, Pelo Uso de Word Association

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Consumo de Bebidas Vegetais no Brasil: Análise da Percepção do Consumidor, Pelo Uso de Word Association

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zielinski, Acácio Antonio Ferreira
dc.contributor.author Cordova, Amanda Godoi de
dc.date.accessioned 2019-12-19T14:35:11Z
dc.date.available 2019-12-19T14:35:11Z
dc.date.issued 2019-12-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203194
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Alimentos. pt_BR
dc.description.abstract Há um aumento do interesse e busca por produtos que alegam preocupação ambiental e sustentabilidade na produção e alimentos com alegações que fazem bem à saúde. Cresce também a quantidade de pessoas com alguma dieta restritiva e pessoas com intolerâncias e alergias ao consumo do leite. Para atender este público, surgiram no mercado alternativas, como as bebidas vegetais. Portanto, o objetivo da pesquisa foi analisar o perfil de consumo de bebidas vegetais no Brasil, utilizando o método de Word Association. Para isto, foi realizado um estudo com 514 brasileiros através da aplicação de um questionário por mídias digitais. Os dados coletados foram usados para avaliar a percepção e o perfil de consumo de bebidas vegetais relacionando a técnica de Word Association com as características sociodemográficas. Baseado nos dados da pesquisa, os participantes que possuem alta frequência de consumo de “leite vegetal” foram mulheres, entre 22 e 27, com ensino superior incompleto, da região Sul e com renda de 3 a 10 salários. Entretanto, 74% dos participantes responderam que nunca consumiram ou já experimentaram. Entre as alegações para não consumir estão o preço, desconhecimento do produto, falta de interesse, hábito e preferência pelo leite de vaca. Através do uso da técnica de Word Association, foi possível verificar entre os participantes que consciência com o meio ambiente e evitar o consumo de produtos de origem animal foram os motivos que leva ou poderia levar a ter o hábito de consumir a bebida. Enquanto, o preço elevado, desconhecimento e falta e interesse foram as principais razões para nunca ter experimentado ou costume de consumir este tipo de bebida. Os resultados mostraram que os fabricantes dos produtos devem investir mais em estratégias de marketing, pois apontou um público de consumidores em potencial. A pesquisa confirmou que o método de Word Association pode ser uma ferramenta eficiente e barata para a avaliação de aceitação de um produto envolvendo a área de alimentos e bebidas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Percepção dos consumidores. Bebidas vegetais. Extrato hidrossolúvel vegetal. Perfil de consumo. pt_BR
dc.title Consumo de Bebidas Vegetais no Brasil: Análise da Percepção do Consumidor, Pelo Uso de Word Association pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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