Pátio Urbano - ponto incentivador de aprendizado, socialização e trocas culturais

DSpace Repository

A- A A+

Pátio Urbano - ponto incentivador de aprendizado, socialização e trocas culturais

Show full item record

Title: Pátio Urbano - ponto incentivador de aprendizado, socialização e trocas culturais
Author: Gelbcke, Bruna Lopes
Abstract: A adolescência é uma fase da vida criada na pós modernidade, que compreende um período de transição entre a infância e a vida adulta, e que é frequentemente mal interpretada pela sociedade. Nesse período, a liberdade e as responsabilidades surgem rapidamente, o que leva muitas vezes o jovem a envolver-se com problemas como a constituição precoce de famílias, o consumo e o tráfico drogas, tanto por falta de orientação quanto por um desinteresse social. É também nesse período que ocorre o maior número casos de repetência e evasão escolar, visto que o jovem perde o interesse pelos conteúdos ministrados e prefere iniciar sua inserção no mercado de trabalho. Este desinteresse muitas vezes é gerado devido ao ensino enciclopedista e academista dos currículos de Ensino Médio tradicionais, que não aproximam o conteúdo da realidade dos jovens. Além disso, o formato pedagógico atual transfere de forma unilateral e massiva o conhecimento, sem incentivar a expressão e crescimento individual do aluno. De forma a distribuir o papel de educador entre escola, família e sociedade, propõe-se um equipamento que busque incentivar experiências artísticas que contribuam no processo de aprendizagem e formação da cidadania. Assim, pretende-se criar um ambiente que atenda não só o jovem mas toda a comunidade e que estimule a imaginação de forma a ampliar as possibilidades, tornando este período de passagem mais harmônico.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202998
Date: 2017-07


Files in this item

Files Size Format View
caderno pdfa.pdf 5.634Mb PDF View/Open
prancha pdfa.pdf 11.19Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar