Espaço Socrático: uma requalificação escolar a partir do espaço aberto

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Espaço Socrático: uma requalificação escolar a partir do espaço aberto

Mostrar registro completo

Título: Espaço Socrático: uma requalificação escolar a partir do espaço aberto
Autor: Cabral, Yuri Naasson
Resumo: A Escola Básica Beatriz de Souza Brito é o espaço de intervenção do trabalho de conclusão de curso. Como possibilidade, a escola apresenta uma diretriz que é tornar-se uma escola de leitores. Surge com isso um conceito criado pelos professores, o Espaço Socrático. Este teria a capacidade de reorganizar de maneira ampla os espaços funções e requalificar o ambiente escolar de uma maneira geral. Para a construção do conceito foram efetuadas pesquisas sobre a Ágora Grega e sua devida importância para a sociedade da época. O projeto busca criar espaços para descanso, leitura, apresentações e brincadeiras, gerando planos horizontais ligados entre si por escadarias e arquibancadas. Além disto, busca a criação de uma nova referência no bairro, buscando abrir a escola para a rua principal, criando um elo da administração da escola com a comunidade sem interferir no ambiente escolar. O projeto tentou criar uma nova relação com o espaço escolar, o espaço aberto horizontal como possibilidade de ocupação e de apropriação dos alunos e professores, e que este fosse utilizado como meio de aprendizagem e incentivo aos alunos além das salas de aula.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202981
Data: 2017-07


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
prancha pdfa.pdf 2.615Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar