P.I.P.A. | Projeto Inovador para Aprendizagem - Estudo para a Barra da Lagoa

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Title: P.I.P.A. | Projeto Inovador para Aprendizagem - Estudo para a Barra da Lagoa
Author: Miranda, Lilian Meirelles de
Abstract: As exigências sociais, culturais e econômicas de nossa época unidas à maior ascensão da mulher ao mercado de trabalho, têm levado as crianças cada vez mais cedo às instituições de ensino. Na maioria dos casos, um indivíduo ingressa com 3 anos de idade em um estabelecimento de educação infantil e passa cerca de 5 horas por dia nesse local. Tomando como base uma expectativa de vida de 80 anos, se este mesmo individuo continuar seu percurso pelo sistema educacional e vier a ingressar em uma escola de ensino superior; aos 23 anos, aproximadamente, terá finalizado o curso e terá permanecido por volta de 25% das horas de vida em ambientes escolares (4 anos na pré-escola, 8 anos no Ensino Fundamental, 3 anos no Ensino Médio e pelo menos 5 anos na Faculdades). Com tanto tempo de vida dedicado aos ambientes educacionais, surgem então algumas indagações: que tipo de experiência e aprendizado estas instituições têm oferecido, especialmente as de nível médio onde se passa a maior parte do tempo dedicado à formação educacional? Que formato pedagógico tem sido levado adiante? O formato pedagógico atual prevê uma transferência unilateral e massiva do conhecimento, que não leva em consideração as habilidades e dificuldades individuais. Isso tem resultado em um desinteresse do conhecimento e pelo aprendizado. Tendo em conta essa realidade, a proposta deste trabalho é o estudo de um espaço educativo que, atuando em contraturno, trabalhe junto às escolas tradicionais e ofereça um local de experimentação de novas pedagogias. A proposta é trabalhar o conteúdo escolar e extra-escolar em novos formatos e auxiliar tanto no reforço e ampliação do aprendizado como no melhoramento dos formatos de transferência do conhecimento para que ela ocorra de forma mais propícia para o desenvolvimento infantil. Para abarcar o aprendizado ativo e multilateral e também abrir espaço para novas experimentações, a proposta divide-se em 3 ambiências que se complementam e se conectam: o caminho sensorial, composto por elementos que ao mesmo tempo qualificam os percursos e oferecem incentivos para o desenvolvimento psicomotor da criança com equipamentos e espaços hápticos; o meio natural, que é tanto uma fonte de conhecimento para o aprendizado, sendo a natureza fonte de observação, como também um cenário para o desenvolvimento de atividades educativas e para o desenvolvimento psicomotor infatil; e a edificação, que oferece abrigo às intempéries e espaços multifuncionais às atividades para que a transmissào multilateral de conhecimento aconteça mesmo dentro do ambiente construído.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202958
Date: 2017-03


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