Estudo de Casos na Educação de Jovens e Adultos como Estratégia para promoção da Alfabetização Científica
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sá, Luciana Passos |
|
dc.contributor.author |
Zampieron, Carla Irene |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-12T15:52:04Z |
|
dc.date.available |
2019-12-12T15:52:04Z |
|
dc.date.issued |
2019-07-03 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202826 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa objetivou investigar a eficiência do Método de Estudo de Caso na promoção
da Alfabetização Científica (AC) de estudantes pertencentes à modalidade de ensino EJA,
a partir de propostas elaboradas por licenciandos em química da Universidade Federal de
Santa Catarina. Para tanto, um dos casos produzidos pelos licenciandos, participantes da
pesquisa, foi selecionado e desenvolvido durante dois encontros, com uma turma de
estudantes da EJA, em Florianópolis. Após desenvolvida a proposta com os estudantes,
as falas foram transcritas e os dados obtidos foram analisados com base no trabalho de
Rocha (2018), com algumas adaptações. Assim, a análise das falas dos estudantes visou
identificar elementos que apontassem para a presença dos indicadores de AC: Indicador
Científico, Indicador de Interface Social e Indicador Interação. Os resultados apontam
para a predominância do Indicador Interação e do Indicador de Interface Social nas falas
dos estudantes. Em contrapartida, poucos atributos do Indicador Científico foram
evidenciados. Dentre outros aspectos, os dados indicam que é possível criar
possibilidades para que a AC efetivamente aconteça, por meio de atividades que
instiguem o estudante à observação, à resolução de problemas, à reflexão crítica, mas que
também despertem a empatia para com a temática, estimulando o conhecimento e
respeitando as diferentes opiniões. Desse modo, habilidades formativas importantes como
o trabalho em grupo, a capacidade de resolver problemas e tomar decisões podem ser
fomentadas a partir de propostas como a apresentada neste estudo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
57 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
EJA. Metodologia de Estudo de Caso. Alfabetização Científica. |
pt_BR |
dc.title |
Estudo de Casos na Educação de Jovens e Adultos como Estratégia para promoção da Alfabetização Científica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar