Estudo de Casos na Educação de Jovens e Adultos como Estratégia para promoção da Alfabetização Científica

DSpace Repository

A- A A+

Estudo de Casos na Educação de Jovens e Adultos como Estratégia para promoção da Alfabetização Científica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sá, Luciana Passos
dc.contributor.author Zampieron, Carla Irene
dc.date.accessioned 2019-12-12T15:52:04Z
dc.date.available 2019-12-12T15:52:04Z
dc.date.issued 2019-07-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202826
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa objetivou investigar a eficiência do Método de Estudo de Caso na promoção da Alfabetização Científica (AC) de estudantes pertencentes à modalidade de ensino EJA, a partir de propostas elaboradas por licenciandos em química da Universidade Federal de Santa Catarina. Para tanto, um dos casos produzidos pelos licenciandos, participantes da pesquisa, foi selecionado e desenvolvido durante dois encontros, com uma turma de estudantes da EJA, em Florianópolis. Após desenvolvida a proposta com os estudantes, as falas foram transcritas e os dados obtidos foram analisados com base no trabalho de Rocha (2018), com algumas adaptações. Assim, a análise das falas dos estudantes visou identificar elementos que apontassem para a presença dos indicadores de AC: Indicador Científico, Indicador de Interface Social e Indicador Interação. Os resultados apontam para a predominância do Indicador Interação e do Indicador de Interface Social nas falas dos estudantes. Em contrapartida, poucos atributos do Indicador Científico foram evidenciados. Dentre outros aspectos, os dados indicam que é possível criar possibilidades para que a AC efetivamente aconteça, por meio de atividades que instiguem o estudante à observação, à resolução de problemas, à reflexão crítica, mas que também despertem a empatia para com a temática, estimulando o conhecimento e respeitando as diferentes opiniões. Desse modo, habilidades formativas importantes como o trabalho em grupo, a capacidade de resolver problemas e tomar decisões podem ser fomentadas a partir de propostas como a apresentada neste estudo. pt_BR
dc.format.extent 57 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject EJA. Metodologia de Estudo de Caso. Alfabetização Científica. pt_BR
dc.title Estudo de Casos na Educação de Jovens e Adultos como Estratégia para promoção da Alfabetização Científica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC2_Carla Irene Zampieron.pdf 1.337Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar