Abstract:
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Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, a necessidade de o cidadão desenvolver as habilidades chamadas de Habilidades do Século XXI estão sendo cada vez mais requisitadas. Tais competências são habilidades que incluem a capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, comunicação, colaboração, entre outras. Uma forma de aprendizagem dessas habilidades do século XXI é por meio do ensino da computação na educação básica, que tem se provado fundamental para o desenvolvimento de cidadãos, e assim, contribuindo para uma boa qualidade de vida, a uma carreira bem-sucedida e auxiliando na capacitação para o mercado de trabalho. Partindo desse princípio, foi desenvolvido o modelo de avaliação bASES21(Mioto, 2018) para que pudesse avaliar o aprendizado de habilidades do século XXI, como parte do ensino da computação. Uma avaliação inicial do modelo bASES21, com base em uma amostra de 148 respostas, indicou alta confiabilidade interna, porém, identificou-se também resultados inconclusivos quanto a sua validade. Portanto, o presente trabalho visa analisar e melhorar o modelo de avaliação de habilidades do século XXI, bASES21, por meio de uma nova aplicação do questionário numa escala maior, e realizar as análises de confiabilidade, e validade do instrumento por meio da análise fatorial. Os resultados da avaliação, com base em 560 respostas de estudantes da educação básica e nível superior, indicam uma excelente confiabilidade interna (alfa de Cronbach = 0,94). Os resultados da análise fatorial confirmaram a necessidade da reorganização dos itens e habilidades do questionário. O instrumento foi reorganizado em quatro habilidades: “Aprendizagem e trabalho em equipe”, “Cidadania e Responsabilidade social”, “Proficiência em TIC” e “Comunicação”. Foram excluídos 26 itens do questionário original, resultando num questionário com 56 itens utilizando a escala Likert de 4-pontos como escala de resposta. Com a nova versão do modelo espera-se poder avaliar essas habilidades do século XXI de alunos da educação básica, e verificar se o ensino da computação favorece o desenvolvimento dessas habilidades. |