O uso de TDICs na prática fonoaudiológica para a linguagem escrita: revisão da produção acadêmica nas revistas brasileiras de fonoaudiologia
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santana, Ana Paula Oliveira |
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dc.contributor.author |
Noronha, Manoela Gonçalves |
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dc.date.accessioned |
2019-12-05T11:16:41Z |
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dc.date.available |
2019-12-05T11:16:41Z |
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dc.date.issued |
2019-11-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202257 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: A rápida expansão e modificações de práticas de leitura, escrita e oralidade/sinalização na atualidade requerem que setores da sociedade que se ocupam da saúde e educação também acompanhem essa evolução, de modo a compreender e atuar com e sobre as possibilidades que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) provocam. Objetivo: Investigar as pesquisas envolvendo o uso de TDICs e Linguagem Escrita na Fonoaudiologia. Metodologia: Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica de cunho exploratório, em que a busca foi realizada nas bases de pesquisa de revistas da área da Fonoaudiologia. Resultados: Foram encontrados 34 artigos que abordaram o uso de TDICs na prática fonoaudiológica, publicados no período de 2005 a 2019. Contudo, na área da Linguagem, encontrou-se apenas 11 artigos. Destes, apenas seis versavam diretamente acerca do uso de recursos tecnológicos para avaliação e/ou intervenção na área da linguagem escrita. Assim, embora o interesse em pesquisas na área da Fonoaudiologia com relação ao uso de TDICs esteja crescendo, estas ainda não acompanham as mudanças e avanços de nossa sociedade tecnológica. Há a necessidade de se propiciar o conhecimento necessário para explorar mais os recursos oferecidos pelos avanços tecnológicos, permitindo a potencialização do trabalho com a linguagem escrita. Conclusão: Embora as práticas de letramentos, incluindo aquelas digitais e o uso de eletrônicos, sejam atividades que envolvam a linguagem escrita, ainda há pouquíssimas produções acadêmicas na área da Fonoaudiologia sobre essa temática, evidenciando a importância de pesquisas relacionando as TDICs e o trabalho fonoaudiológico |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
digital |
pt_BR |
dc.subject |
fonoaudiologia |
pt_BR |
dc.subject |
linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
letramento |
pt_BR |
dc.subject |
tecnologia |
pt_BR |
dc.title |
O uso de TDICs na prática fonoaudiológica para a linguagem escrita: revisão da produção acadêmica nas revistas brasileiras de fonoaudiologia |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Donida, Lais Oliva |
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