O uso de TDICs na prática fonoaudiológica para a linguagem escrita: revisão da produção acadêmica nas revistas brasileiras de fonoaudiologia

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O uso de TDICs na prática fonoaudiológica para a linguagem escrita: revisão da produção acadêmica nas revistas brasileiras de fonoaudiologia

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santana, Ana Paula Oliveira
dc.contributor.author Noronha, Manoela Gonçalves
dc.date.accessioned 2019-12-05T11:16:41Z
dc.date.available 2019-12-05T11:16:41Z
dc.date.issued 2019-11-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202257
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: A rápida expansão e modificações de práticas de leitura, escrita e oralidade/sinalização na atualidade requerem que setores da sociedade que se ocupam da saúde e educação também acompanhem essa evolução, de modo a compreender e atuar com e sobre as possibilidades que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) provocam. Objetivo: Investigar as pesquisas envolvendo o uso de TDICs e Linguagem Escrita na Fonoaudiologia. Metodologia: Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica de cunho exploratório, em que a busca foi realizada nas bases de pesquisa de revistas da área da Fonoaudiologia. Resultados: Foram encontrados 34 artigos que abordaram o uso de TDICs na prática fonoaudiológica, publicados no período de 2005 a 2019. Contudo, na área da Linguagem, encontrou-se apenas 11 artigos. Destes, apenas seis versavam diretamente acerca do uso de recursos tecnológicos para avaliação e/ou intervenção na área da linguagem escrita. Assim, embora o interesse em pesquisas na área da Fonoaudiologia com relação ao uso de TDICs esteja crescendo, estas ainda não acompanham as mudanças e avanços de nossa sociedade tecnológica. Há a necessidade de se propiciar o conhecimento necessário para explorar mais os recursos oferecidos pelos avanços tecnológicos, permitindo a potencialização do trabalho com a linguagem escrita. Conclusão: Embora as práticas de letramentos, incluindo aquelas digitais e o uso de eletrônicos, sejam atividades que envolvam a linguagem escrita, ainda há pouquíssimas produções acadêmicas na área da Fonoaudiologia sobre essa temática, evidenciando a importância de pesquisas relacionando as TDICs e o trabalho fonoaudiológico pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject digital pt_BR
dc.subject fonoaudiologia pt_BR
dc.subject linguagem pt_BR
dc.subject letramento pt_BR
dc.subject tecnologia pt_BR
dc.title O uso de TDICs na prática fonoaudiológica para a linguagem escrita: revisão da produção acadêmica nas revistas brasileiras de fonoaudiologia pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.contributor.advisor-co Donida, Lais Oliva


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Artigo TCC Manoela Noronha 2019.pdf 605.0Kb PDF View/Open

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