Estratégias de Diferenciação de Marca: Propostas para uma empresa do setor químico

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Estratégias de Diferenciação de Marca: Propostas para uma empresa do setor químico

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Title: Estratégias de Diferenciação de Marca: Propostas para uma empresa do setor químico
Author: Schemes, Clara; Paiva, Thainá Cruz de
Abstract: O presente artigo apresenta estratégias sobre diferenciação de marca, por meio de atributos intangíveis. Para contextualizar, o objeto de estudo foi uma empresa do setor químico, mais precisamente de tintas e adesivos, buscando analisar sua situação atual e propor maneiras de se diferenciar dentro deste setor. Foram apresentados autores que abordam o tema da diferenciação e do valor intangível, bem como conteúdos adjacentes como branding, branding emocional, propósito e marketing de conteúdo. A fim de realizar a pesquisa foram utilizadas fontes bibliográficas e uma visita técnica a empresa, em que se pode entender sua essência e correlacionar com as principais ideias dos autores estudados. As propostas também foram embasadas em exemplos realizados por grandes marcas como Apple, Red Bull, Absolut, Netflix e outras. Além disso, as sugestões foram divididas em quatro temas centrais para que ficasse evidenciado o foco principal das ações sugeridas, dentre eles: mensagens atrativas e úteis aos olhos dos consumidores, diferenciação por meio de embalagens, experiência do consumidor e diferenciação nas redes sociais. Como resultado, a partir das propostas, foi factível identificar que é possível se diferenciar por meio de diversas estratégias, sendo elas novas ou até adaptadas de outras empresas e setores.This paper presents strategies on brand differentiation through intangible attributes. To put it in context, the object of study was a company in the chemical sector, more precisely paints and adhesives, seeking to analyze its current situation and propose ways to differentiate itself within this sector. Authors were presented addressing the topic of differentiation and intangible value, as well as adjacent content such as branding, emotional branding, purpose and content marketing. In order to carry out the research were used bibliographic sources and a technical visit to the company, in which was viable to understand its essence and correlate with the theory studied. The proposals were also based on examples made by major brands such as Apple, Red Bull, Absolut, Netflix and others. In addition, the suggestions were divided into four central themes so that the focus of the suggested actions was highlighted, among them: attractive and useful messages to consumers, differentiation through packaging, consumer experience and differentiation in social media. As a result, from the proposals, it was feasible to identify that it is possible to differentiate through various strategies, whether they are new or even adapted from other companies and sectors.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202238
Date: 2019-11-12


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