Requisitos para uma estrutura de gestão de projetos em uma agência digital com base no Guia PMBOK®
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bosquetti, Marcos Abílio |
|
dc.contributor.author |
Walter, Luise Friederike |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-04T21:17:18Z |
|
dc.date.available |
2019-12-04T21:17:18Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202211 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo compreender as necessidades da gestão de projetos em
uma agência digital, buscando identificar as exigências a uma estrutura de gestão otimizada
antes mesmo de, em esforços futuros, escolher as ferramentas adequadas. O estudo foi
elaborado por meio de uma pesquisa bibliográfica, tomando como base o Guia PMBOK® do
Project Management Institute e sua subdivisão da gestão de projetos em dez áreas de
conhecimento, levando em consideração também as contribuições de outros autores a respeito.
No formato de estudo de caso, os dados para a pesquisa foram obtidos em entrevistas com os
principais envolvidos no setor de projetos e complementadas por uma revisão documental,
assim como observações diretas durante todo o período da pesquisa. A partir de uma análise
desses dados, foram formulados 24 requisitos representando as principais necessidades
identificadas, os quais, posteriormente, foram confrontados com os conceitos anteriormente
fundamentados. Desta maneira, obteve-se direcionamentos, apoiados na pesquisa prática e
teórica e organizados por área de conhecimento, que possibilitam uma otimização da gestão de
projetos na empresa objeto do estudo de caso, e, conforme intencionado, embasam a escolha
de ferramentas automatizadas e customizáveis servindo de apoio à estrutura gerencial.
Adicionalmente, concluiu-se que as boas práticas que foram identificadas no estudo de caso
vão, na grande maioria, ao encontro das apresentadas no Guia PMBOK® e a literatura
relacionada. |
pt_BR |
dc.format.extent |
174 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Gestão de projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Guia PMBOK |
pt_BR |
dc.subject |
Áreas de conhecimento em GP |
pt_BR |
dc.subject |
Agências digitais |
pt_BR |
dc.title |
Requisitos para uma estrutura de gestão de projetos em uma agência digital com base no Guia PMBOK® |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar