Análise qualitativa de retorno sobre investimento de patrocínio em atletas brasileiros do surfe profissional

DSpace Repository

A- A A+

Análise qualitativa de retorno sobre investimento de patrocínio em atletas brasileiros do surfe profissional

Show full item record

Title: Análise qualitativa de retorno sobre investimento de patrocínio em atletas brasileiros do surfe profissional
Author: Alexandre, Gabriel Vicente
Abstract: Este estudo possui como objetivo geral verificar como as empresas, managers e atletas compreendem o retorno sobre o investimento realizado em ações de patrocínio em atletas brasileiros de surfe profissional. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa com as três principais partes envolvidas em um patrocínio: Atletas, managers e marcas patrocinadoras. Em se tratando do procedimento técnico, foram feitas entrevistas semiestruturadas com dois representantes de cada uma das partes, além disso, os dados também foram obtidos por meio de análise documental. Para que fosse possível fazer a análise dos dados coletados, foi utilizado o software Voyant Tools para realizar o levantamento dos principais termos citados pelos entrevistados, objetivando uma maior assertividade na análise. Sendo assim,, foi possível entender de forma mais clara como as marcas patrocinadoras buscam analisar o retorno sobre investimento com um patrocínio, e, principalmente, identificar as ações que são realizadas para conseguir atrelar a imagem do atleta à marca, resultando em uma melhora na credibilidade da própria marca, por exemplo. Além disso, foi compreendido também como as partes envolvidas por meio de um patrocínio buscam se satisfazer com relação às suas necessidades e objetivos a serem alcançados de acordo com o planejamento traçado. Com relação aos resultados encontrados com a realização da pesquisa, inicialmente é importante ressaltar que, apesar de todo o investimento feito em um patrocínio, as marcas não conseguem mensurar o retorno sobre o investimento feito em um determinado atleta. Dessa maneira, são feitas algumas iniciativas para tentar associar o imagem do atleta à marca, com campanhas de marketing, sessão de autógrafos, dentre outros. Além disso, pode-se concluir que o resultado alcançado pelos atletas durante as competições são essenciais para que todas as partes envolvidas no patrocínio se satisfaçam. Porém, o resultado precisa estar alinhado com uma boa imagem do atleta, o qual costuma estar com sua imagem diretamente ligada à marca patrocinadora.This study aims to verify how companies, managers and athletes understand the return over investment made in sponsorship actions in Brazilian professional surfing athletes. The study was conducted through a qualitative research with the three main parties involved in a sponsorship: Athletes, managers and sponsoring brands. Regarding the technical procedure, semi-structured interviews were conducted with two representatives from each of the parties. In addition, the data were also obtained through document analysis. In order to be able to analyze the collected information, the Voyant Tools software was used to survey the main terms cited by the interviewees, aiming at greater assertiveness in the analysis. However, it was possible to understand more clearly how the sponsoring brands seek to analyze the return over investment with a sponsorship, and, especially, to identify the actions that are taken to be able to tie the athlete's image to the brand, resulting in an improvement in the credibility of the brand, for example. Besides that, it was also understood how the parties involved through sponsorship seek to be satisfied in relation to their needs and objectives to be achieved according to the planned. Regarding the results of the research, it is important to point out that, despite all the investment made in a sponsorship, brands can’t measure the return over investment made in a particular athlete. Because of that, some initiatives are made to associate the athlete's image with the brand, with marketing campaigns, autograph session, among others. In addition, it can be concluded that the results achieved by athletes during competitions are essential for all parties involved in sponsorship to be satisfied. However, the result must be aligned with a good image of the athlete, who usually has his image directly linked to the sponsoring brand.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202168
Date: 2019-11-03


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Gabriel Vicente Alexandre (1).pdf 2.098Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar