Title: | A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO” COMO PARTE DE UM PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PEDAGOGOS) ALFABETIZADORES |
Author: | Machado, Eronita Fritz |
Abstract: |
A importância da disciplina “Alfabetização e Letramento” como parte de um projeto de formação de professores (pedagogos) alfabetizadores, é um estudo inserido na área de Linguagens e Educação e delimita essas reflexões no campo da Linguística Aplicada e práticas sociais de usos da língua e aponta para a relevância na formação dos professores (pedagogos) na modalidade EaD. O tema central da pesquisa foi baseado na coleta de informações e de dados através da observação do ambiente virtual da disciplina Alfabetização e Letramento, oferecida no Curso de Pedagogia a distância da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) . O foco da reflexão deu-se na formação do professor e na avaliação da aprendizagem em se tratando de alfabetização e práticas de letramento, bem como observando os conteúdos e recursos digitais utilizados, ou seja, chats, fóruns, vídeos, além das atividades propostas nesse processo. Os dados utilizados foram coletados diretamente na página da disciplina. Os resultados da observação empreendida durante a investigação são os seguintes: Como resposta à questão central, este estudo aponta para a importância das contribuições teóricas do Circulo de Bakhtin para a prática docente do professor pedagogo, assim como o agenciamento e compreensão das tecnologias digitais para ações e práticas futuras do docente. Os resultados do desempenho e participação reiteram a ótima adesão nas atividades e alto índice de aprendizagem, além do significativo domínio das mídias e recursos digitais por parte dos alunos. Percebeu-se a importância das novas práticas da linguagem, na qual a linguagem online e as tecnologias digitais são destaque como agenciadores de mudanças na vida do individuo, bem como o domínio da escrita voltado para as necessidades sociais deles. Assim, no âmbito da formação docente requer-se visão crítica e criativa direcionada para as novas necessidades do conhecimento e suas práticas. The importance of the discipline ―Literacy and Literatureas‖ part of a project to train literacy teachers is a study inserted in the area of Languages and Education and delimits these reflections in the field of Applied Linguistics and social practices of uses of the language and points to the relevance in the training of teachers (pedagogues) in the EAD modality. The main theme of the research was based on the collection of information and data through the observation of the virtual environment of the discipline Literacy and Literacy, offered in the Course of Pedagogy at distance by the State University of Santa Catarina (UDESC). The focus of reflection was on teacher training and assessment of learning in terms of literacy and literacy practices, as well as observing the digital content and resources used, ie chats, forums, videos, in addition to the activities proposed in that process. The data used were collected directly on the course page. The results of the research carried out during the research are as follows: In response to the central question, this study points to the importance of the Bakhtin Circle's theoretical contributions to teacher teaching practice, as well as the agency and understanding of digital technologies for actions and teacher's future practices. The results of the performance and participation reiterate the great adherence to the activities and high learning index, besides the significant dominance of the media and digital resources by the students. The importance of the new practices of language in which online language and digital technologies are highlighted as agents of change in the individual's life, as well as the mastery of writing directed to their social needs, has been perceived. Thus, in the scope of teacher training, a critical and creative vision is required for the new needs of knowledge and its practices. |
Description: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202141 |
Date: | 19-07-04 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1ERONITA FRITZ ... ção (TCC)f repositório.pdf | 1.435Mb |
View/ |
Trabalho de Conclusão |