DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

DSpace Repository

A- A A+

DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Show full item record

Title: DESIGUALDADES EDUCACIONAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Author: LUZ, SORAIA SELVA DA; CUNHA, PATRICK; PINHEIRO, RAQUEL; SILVA, ARTUR ROCHA; AMANTE, CLÁUDIO JOSÉ
Abstract: O presente estudo aborda o tema das políticas de ações afirmativas na educação superior como uma alternativa para a mitigação das desigualdades educacionais no Brasil. O caminho metodológico foi conduzido por revisão de literatura e documental. São apresentados resultados de estudos referentes à relação entre a classe de origem e raça na definição da mobilidade social, dados estatísticos sobre mobilidade educacional, acesso e permanência na educação superior e gestão universitária no contexto das ações afirmativas. Concluiu-se que as políticas públicas de ações afirmativas se constituem como mecanismos que promovem melhorias sociais em prol de classes menos favorecidas historicamente; também, que a gestão das instituições de educação superior, como meio para viabilizar os recursos necessários para as políticas reparadoras, deve pautar-se pelos critérios de justiça e democracia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202041
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00213.pdf 811.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar