PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

DSpace Repository

A- A A+

PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Show full item record

Title: PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Author: SARQUIS, ALÉSSIO BESSA; MATOS, OSVAIR ALMEIDA; SOARES, JOÃO COELHO; BORGES, GLAUCO JOSÉ RIBEIRO; NASCIMENTO, ALDUS MARCELO DA SILVA
Abstract: Estudo analisa as práticas de marketing interno de uma instituição de ensino, na perspectiva de docentes e gestores de cursos. Trata-se de estudo descritivo, survey e na forma de estudo de caso. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário autoadministrado e os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatísticas descritivas, Cluster Analysis e teste U de Mann Whitney. Resultados apontam que as práticas de marketing interno mais utilizadas são: desenvolvimento de cultura organizacional e de ensino; relacionamento instituição-funcionários; integração/diálogo entre coordenadores e docentes; uso de canais de comunicação interna e desenvolvimento do clima organizacional. A maioria dos funcionários está moderadamente satisfeita com as práticas de marketing interno da instituição, e três segmentos de funcionários foram identificados: os satisfeitos, os moderadamente satisfeitos e os insatisfeitos. Estudo apresenta várias evidências empíricas sobre o tema no âmbito de uma instituição de ensino brasileira (contexto com carência de estudos) e revela a existência de diferença estatística entre as opiniões dos funcionários em função do cargo e regime de trabalho. Mostra, também, como a técnica de segmentação de mercado pode ser aplicada junto ao público interno.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201944
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00010.pdf 1.049Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar