DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL

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Title: DESPESA PUBLICA COM ESTAGIÁRIOS DAS ÁREAS HUMANAS E SOCIAIS E O APRENDIZADO DAS COMPETÊNCIAS PRÓPRIAS DA ATIVIDADE PROFISSIONAL
Author: LEMOS, LUCAS HARRY PRESTES; ARENAS, MARLENE VALERIO DOS SANTOS
Abstract: O estágio é um ato educativo escolar supervisionado, introduzido no Brasil em meados da década de 30, tendo suas origens ligadas à revolução industrial. Seu objetivo é a qualificação de estudantes para o mercado de trabalho e seu desenvolvimento para a vida cidadã. Dessa forma, o Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo analisar as despesas com estagiários de um Órgão Federal no Norte do País, bem como verificar se as atividades desenvolvidas pelos mesmos estão relacionadas com o aprendizado das competências próprias da atividade profissional, por meio do mapeamento do cumprimento da legislação vigente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de questionário com perguntas fechadas e abertas, realizada com 13 (treze) dos 25 (vinte cinco) estagiários das áreas humanas e sociais na Instituição de Ensino Superior. Os resultados após análise, demonstraram algumas desconformidades com a Lei, principalmente com o de ciências contábeis que executa atividades de protocolo, os Filosofia, Arqueologia, Geografia e História que estão desconectadas do contexto curricular do curso, cabendo ao gestor adotar as medidas necessárias para sanar as irregularidades e dar continuidade ao programa. As atividades dos estagiários devem estar ligadas diretamente ao curso do educando para prepara-lo para o trabalho produtivo, desenvolvendo as competências e habilidades profissionais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201898
Date: 2019-11-27


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