MODELAGEM DE UM SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL ESTRATÉGICA PARA UNIVERSIDADES (SIVEU): DESENHO PILOTO PARA UMA UNIDADE DE ENSINO

DSpace Repository

A- A A+

MODELAGEM DE UM SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL ESTRATÉGICA PARA UNIVERSIDADES (SIVEU): DESENHO PILOTO PARA UMA UNIDADE DE ENSINO

Show full item record

Title: MODELAGEM DE UM SISTEMA DE IDENTIDADE VISUAL ESTRATÉGICA PARA UNIVERSIDADES (SIVEU): DESENHO PILOTO PARA UMA UNIDADE DE ENSINO
Author: CORRÊA, ANGELA CRISTINA; MEDEIROS, IVAN LUIZ DE; DILL, PATRICK ANIBAL; PIZZINATTO, LUIZ EDUARDO; DIAS, FILIPE JOSÉ; LIMA, RAFAEL GUSTAVO DE
Abstract: Este artigo tem o objetivo de apresentar a modelagem de um sistema de identidade visual estratégica para universidades (SIVEU). Propõe-se um desenho piloto para uma unidade de ensino de uma instituição federal de educação superior (IFES). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza interativa, básica versus aplicada. Quanto ao procedimento técnico é concebida como pesquisa ação. O SIVEU integra dois módulos: módulo 1 – mapeamento dos processos acadêmicos e administrativos; módulo 2 – construção coletiva da identidade visual. O resultado da implementação coletiva dos dois módulos, duais e complementares é um manual de identidade visual estratégica, o qual se constitui de três unidades: unidade 1: identidade das rotinas de trabalho; unidade 2: Logo e marca; unidade 3: site de comunicação. O propósito precípuo do manual é atender os desejos e necessidades do usuário interno (comunidade acadêmica) e do usuário externo (sociedade em geral). Os impactos almejados são: a otimização, racionalização e melhoria contínua dos principais processos/atividades; recrutamento e capacitação de pessoas com competências e habilidades aderentes às principais rotinas de trabalho da unidade; concretização da missão/visão e valores da unidade alinhados aos desejos e necessidades dos usuários internos e externos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201891
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00243.pdf 2.022Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar