ESTRUTURAÇÃO DE UM MODELO MULTICRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

ESTRUTURAÇÃO DE UM MODELO MULTICRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Show full item record

Title: ESTRUTURAÇÃO DE UM MODELO MULTICRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Author: SANTOS, JOSIANE LIMA DOS; DUTRA, ADEMAR; LIMA, MAURICIO ANDRADE DE
Abstract: Considerando a complexidade organizacional de uma instituição de ensino superior e a dificuldade em aplicar modelos de gestão universais devido as suas peculiaridades, este artigo tem como objetivo estruturar um modelo multicritério de avaliação de desempenho para a gestão da sustentabilidade, aplicado a uma instituição federal de ensino superior. Trata-se de um estudo de caso, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Como instrumento de intervenção para a construção do modelo, optou-se pelo uso da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), recomendada para contextos complexos. Dos resultados destacam-se: (i) a identificação de 4 objetivos estratégicos, também denominados de Pontos de Vistas Fundamentais (PVF); (ii) a construção de 10 descritores, com os respectivos níveis de desempenho para o PVF “Formação para Sustentabilidade” e; (iii) a evidenciação do perfil de desempenho que contempla 3 descritores com desempenho “Comprometedor”, 6 descritores com desempenho “Competitivo” e 1 descritor com desempenho de “Excelência”. Conclui-se que foi possível estruturar um instrumento de avaliação de desempenho da sustentabilidade que atende as particularidades da instituição e possibilita ao gestor avaliar se a gestão da sustentabilidade contribui para o desenvolvimento de um câmpus sustentável.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201849
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00020.pdf 1.344Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar