A SUSTENTABILIDADE NOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TEORIA E PRÁTICA EM UM ESTUDO DE CASO

DSpace Repository

A- A A+

A SUSTENTABILIDADE NOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TEORIA E PRÁTICA EM UM ESTUDO DE CASO

Show full item record

Title: A SUSTENTABILIDADE NOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: TEORIA E PRÁTICA EM UM ESTUDO DE CASO
Author: SOUZA, JAQUELINE SOUZA DE; JÚNIOR, PAULO VANDERLEI CASSANEGO; PATIAS, TIAGO ZARDIN
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar como a sustentabilidade está presente nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), identificando suas dimensões, as ações e resultados. A pesquisa qualitativa teve como unidades de análise duas instituições que apresentam Sistema de Gestão Ambiental - SGA. Procedeu-se a coleta de dados documentais de duas Universidades públicas do sul do Brasil, bem como realizou-se 14 entrevistas com os gestores da área de planejamento, execução e manutenção do PDI. Após análise de conteúdo de todos os dados coletados, observou-se evidências que as duas IES possuem o PDI atualizado, conforme estabelece legislação brasileira. As duas IES analisadas possuem as dimensões ambiental, econômica e social presentes no PDI. Quanto às ações desenvolvidas dentro das IES, elas são positivas. Porém, uma das IES analisada, não está completamente alinhada entre projetos e práticas, enquanto a outra, apresenta desenvolvimento entre as metas e resultados. Percebeu-se o alinhamento do planejamento estratégico com o PDI, inclusive no consenso da criação das estratégias e diretrizes. Em linhas gerais, verificou-se que a sustentabilidade vem sendo tratada no PDI de modo ainda lento, porém buscando atender aos objetivos do Plano Nacional de Educação - PNE e das políticas do Ministério da Educação - MEC.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201846
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00281.pdf 1.027Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar