REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA

DSpace Repository

A- A A+

REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA

Show full item record

Title: REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EM RELAÇÃO AO ACOLHIMENTO AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA
Author: BATISTA, RENATA CRISTINA GOMES; VIVAS, ELIANE SILVA; NUNES, THIAGO SOARES
Abstract: Com o fomento das transformações sofridas no contexto educacional e organizacional, as IES buscam atender as demandas dos alunos com deficiências que necessitam de educação assistida, com o compromisso de garantir o acesso a todos à educação e valorização da diversidade humana. Desta forma, o presente artigo tem como finalidade investigar as ações do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) do Centro Universitário Una, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte em relação aos alunos com deficiência. O estudo caracteriza-se como estudo de caso, qualitativo e descritivo, bibliográfico e documental, realizado por meio de entrevista com dois funcionários do setor. As ações do programa são voltadas tanto aos alunos com deficiência, desde o apoio individual a adaptação e acompanhamento em sala de aula, quanto aos docentes na criação do plano de intervenção. Observou-se que o NAAP promove ações que minimizam a discriminação dos alunos com deficiência no ensino superior e abre espaços para discussões relacionadas à equidade e respeito aos diferentes. No entanto, como toda construção, faltam recursos para que essas informações cheguem aos alunos deficientes, assim como os demais recebem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201809
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00032.pdf 912.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar