A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA IES DE MINAS GERAIS: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE DO PROCESSO
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Title:
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A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM UMA IES DE MINAS GERAIS: EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE DO PROCESSO |
Author:
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PASCHOAL, SANDRA REGINA REMONDI INTROCASO; VELANO, MARIA DO ROSÁRIO ARAÚJO; CHAVES, IVANILDA CABRAL DA COSTA
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Abstract:
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A pesquisa foi realizada em uma Instituição do Ensino Superior de Minas Gerais, na sua Unidade I, com a participação de aproximadamente 4000 alunos e 300 professores e 380 funcionários. A autoavaliação na IES, utilizando-se de processo reflexivo, sistemático e contínuo sobre a realidade institucional, vai muito além da avaliação do desempenho dos docentes e da estrutura. Preocupa-se também com as questões de como a Instituição está cumprindo sua função social e está se relacionando com a comunidade onde está inserida. Os resultados apontam a autoavaliação institucional como sinalizadora para o processo de decisão, uma vez que traduz as reais necessidades de todos os segmentos acadêmicos (docentes, discentes e técnico-administrativo). Adicionalmente, identifica-se os pontos fortes e as fragilidades da Instituição, subsidiando as decisões estratégicas, bem como demonstrando a importância do processo para a gestão. Utilizando-se dos resultados da autoavaliação dos cinco últimos anos e comparando-os com as ações institucionais realizadas, demonstra-se a eficácia, eficiência e efetividade do processo de autoavaliação institucional da IES. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201793
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Date:
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2019-11-27 |
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