A ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA (OE) NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO

DSpace Repository

A- A A+

A ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA (OE) NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO

Show full item record

Title: A ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA (OE) NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO
Author: SANTOS, ELAINE GARCIA DOS; MAEHLER, ALISSON EDUARDO; MELLO, SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE
Abstract: Este trabalho teve por objetivo analisar como a Orientação Empreendedora acontece na universidade pública, e em que circunstâncias contribui para o desenvolvimento local e regional. Este é um estudo de caso de essência qualitativa e descritiva que se baseou nas dimensões da Orientação Empreendedora utilizando duas categorias de análise: (i) universidade introduz novos produtos no mercado, (ii) avaliar riscos financeiros ou tecnológicos dos projetos. O instrumento de pesquisa foi construído com base em Fernandes e Santos (2008) e aplicado a gestores e pesquisadores da universidade pública. A ferramenta utilizada foi a snowball que utiliza uma rede social de participantes inicial para ter acesso ao coletivo (OCHOA, 2015). Foram entrevistados 17 gestores e pesquisadores. Os resultados evidenciam que a universidade apresenta características de liderança, com perfil empreendedor; incentivo a criação de Empresas Juniores nos cursos de graduação; apóia a Incubadora Tecnológica da Universidade, e também o Parque Tecnológico do município, em parceria com a Prefeitura Municipal. Além disso, contribuir para a inovação tecnológica, com ambientes colaborativos e fornecendo infraestrutura para o desenvolvimento e interação entre empresas e a universidade.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201775
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00210.pdf 912.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar