COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES

DSpace Repository

A- A A+

COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES

Show full item record

Title: COMPARTILHAMENTO DE DISCIPLINAS DOS CURSOS SUPERIORES ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE EFICIÊNCIA E DIFERENCIAL COMPARATIVO NA FORMAÇÃO GERAL DOS ESTUDANTES
Author: SILVA, LOURDES SOUZA UTRILLA DA; MOURA, LEANDRO APARECIDO DE; GOUVEA, ANNA BEATRIZ C. T. DE; NISHIMURA, AUGUSTO TAKERISSA; ARAÚJO, JEREMIAS DE
Abstract: O presente estudo traz uma ação realizada para implementar o compartilhamento de disciplinas, entre os diferentes cursos superiores oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior particular do estado São Paulo. Por meio de uma grade de equivalências, foram avaliadas as diferentes ementas e projetos pedagógicos dos cursos, buscando identificar a compatibilidade de conteúdo entre elas e unificá-las. Para atender o objetivo realizou-se uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, que permite aliar a teoria com a prática e intervir no processo durante o período do estudo. Este estudo se justifica por tratar-se de um tema relevante, que tem reflexos na sustentabilidade financeira da IES. Para viabilizar o compartilhamento de disciplinas para semestres distintos dos cursos, foi proposta a oferta de disciplinas no sistema carrossel. Nesse sistema, as disciplinas são ofertadas de maneira independente, dentro do seu ciclo, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cursos. Tomando como premissas o aumento do número médio de alunos por turma, devido ao aumento da quantidade de disciplinas compartilhadas e a adoção do sistema carrossel, pode-se presumir que esta pesquisa ação poderá contribuir para um possível incremento de receita e consequentemente para a sustentabilidade dos cursos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201753
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00068.pdf 844.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar