A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO ALFA

DSpace Repository

A- A A+

A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO ALFA

Show full item record

Title: A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO ALFA
Author: ENÉAS, ANNA PAULA SILVA; NUNES, THIAGO SOARES
Abstract: Este artigo tem como objetivo descrever a percepção de trabalhadores sobre a gamificação como metodologia de ensino e aprendizagem na Universidade Corporativa do Banco Alfa. Quanto o método, a pesquisa foi classificada como qualitativa, descritiva e estudo de caso. Os dados foram coletados por documentos oficiais da Universidade Corporativa do Banco Alfa, fóruns, depoimentos realizados na intranet, entrevistas realizadas com funcionários que utilizam sua universidade corporativa para desenvolvimento e capacitação e que participaram do game. Para a análise de dados, foi utilizado a análise de conteúdo. O resultado observado no estudo foi que a capacitação por meio de gamificação, avaliando sob as perspectivas da motivação, da aprendizagem e da experiência do usuário, foram bem recebidos e bem avaliados pelos funcionários do banco. Como limitação, destaca-se a análise por meio de estudo de caso único, com a limitação de participantes entrevistados. Como proposta, sugere-se realizações de novos estudos para ampliar o entendimento dos impactos da gamificação na capacitação de funcionários em outros cenários e outros públicos para se avaliar se o nível de maturidade profissional exercerá influência na percepção da metodologia no ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201702
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00135.pdf 960.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar