A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO ALFA
Show full item record
Title:
|
A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO BANCO ALFA |
Author:
|
ENÉAS, ANNA PAULA SILVA; NUNES, THIAGO SOARES
|
Abstract:
|
Este artigo tem como objetivo descrever a percepção de trabalhadores sobre a gamificação como metodologia de ensino e aprendizagem na Universidade Corporativa do Banco Alfa. Quanto o método, a pesquisa foi classificada como qualitativa, descritiva e estudo de caso. Os dados foram coletados por documentos oficiais da Universidade Corporativa do Banco Alfa, fóruns, depoimentos realizados na intranet, entrevistas realizadas com funcionários que utilizam sua universidade corporativa para desenvolvimento e capacitação e que participaram do game. Para a análise de dados, foi utilizado a análise de conteúdo. O resultado observado no estudo foi que a capacitação por meio de gamificação, avaliando sob as perspectivas da motivação, da aprendizagem e da experiência do usuário, foram bem recebidos e bem avaliados pelos funcionários do banco. Como limitação, destaca-se a análise por meio de estudo de caso único, com a limitação de participantes entrevistados. Como proposta, sugere-se realizações de novos estudos para ampliar o entendimento dos impactos da gamificação na capacitação de funcionários em outros cenários e outros públicos para se avaliar se o nível de maturidade profissional exercerá influência na percepção da metodologia no ensino-aprendizagem. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201702
|
Date:
|
2019-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar