ESTUDO DAS POSSIBILIDADES PARA IMPLANTAÇÃO DA VERSÃO MOBILE DO SISTEMA Q- ACADÊMICO-2.0 NO INSTITUTO FEDERAL-CAMPUS DE PIRIPIRI-PI

DSpace Repository

A- A A+

ESTUDO DAS POSSIBILIDADES PARA IMPLANTAÇÃO DA VERSÃO MOBILE DO SISTEMA Q- ACADÊMICO-2.0 NO INSTITUTO FEDERAL-CAMPUS DE PIRIPIRI-PI

Show full item record

Title: ESTUDO DAS POSSIBILIDADES PARA IMPLANTAÇÃO DA VERSÃO MOBILE DO SISTEMA Q- ACADÊMICO-2.0 NO INSTITUTO FEDERAL-CAMPUS DE PIRIPIRI-PI
Author: SILVA, LAÍSE DO NASCIMENTO; VIANA, MARCELO MELO; BARROSO, ELANE DOS SANTOS SILVA; ALMEIDA, JOSÉ GERALDO SOUSA; CARVALHO, ESTER MACHADO; SILVA, EDVALDO PIO DA
Abstract: O sistema de informação é um recurso estratégico utilizado dentro das organizações, o que a torna mais competitiva no mercado atual, uma vez que perdura como um processo de transformação de dados em informações. O objetivo deste trabalho esteve em analisar as possibilidades de implantação da versão mobile no sistema Q-acadêmico do Instituto Federal. E, especificamente, levantar os requisitos necessários para tal aquisição e suas vantagens de disponibilização para os usuários. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa de campo e aplicada de cunho exploratório. Quanto ao método predominou-se o qualitativo, tendo um questionário aplicado aos professores, alunos e técnicos do Instituto Federal do Piauí, como instrumento para análise de dados. Cada questionário abrangeu uma categoria, sendo 12 perguntas para docentes, 15 para discentes, e 06 para técnicos. O campo de estudo para a coleta de dados foi o campus de Piripiri, constatou-se uma amostragem de 03 técnicos, 38 professores e 183 alunos. Os dados mostraram os principais gargalos que persistem no processo de ensino, aprendizagem e gestão sendo minimizados pelas ferramentas de lançamento de frequência de alunos, agendamentos de atendimento ao aluno, compartilhamento de conteúdos e mensagens e renovação de matrículas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201692
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View
101_00088.pdf 948.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar