USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL
Show full item record
Title:
|
USO DAS ALAVANCAS DE CONTROLE DE SIMONS NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM O PERFORMANCE MANAGEMENT AND CONTROL |
Author:
|
MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA; METZNER, CLAUDIO MARCOS; PORFIRIO, JACKSON MATEUS
|
Abstract:
|
Este estudo objetiva averiguar a estrutura e o funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial(SCG), proposto por Simons (1995), para avaliação de desempenho em Instituição de Ensino Superior(IES). Dentre os objetivos específicos, destacam-se: a) identificar a correlação entre crença, sistemas de limites, sistemas de controle diagnósticos e interativos, segundo o modelo de Simons (1995); b) verificar a relação entre alavancas de controle de Simons (1995) e Performance Management end Control; das IES públicas e privadas; c) Apresentar um comparativo entre as IES em estudo no que diz respeito as quatro alavancas propostas por Simons (1995). Para captar a estrutura e funcionamento dos Sistemas de Controle Gerencial (SCG) das IES’s utilizou-se o instrumento de pesquisa proposto por Simons (1995) e proposta por Damke, Silva e Walter (2011). Um questionário foi aplicado à 34 gestores de três IES’s, do Oeste do Paraná. Na análise dos dados utilizaram-se as técnicas de estatística descritiva, correlação e tabulação cruzada. Os resultados demostram que existem diferenças significativas entre o uso dos sistemas entre as IES, e o sistema Interativo é o que mais apresenta discordância dos gestores quanto à sua aplicação. Conclui-se, que os sistemas de desempenho devem ser reavaliados na IES pública. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201682
|
Date:
|
2019-11-27 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar