Title: | Qualidade do sono em estudantes de graduação: uma revisão de literatura |
Author: | Pereira, David Avila |
Abstract: |
O sono é uma agregação de alterações comportamentais e fisiológicas associadas entre si e em conformidade com típicas funções elétricas cerebrais e atinge de forma direta o organismo por ter ações em diversos sistemas fisiológicos. O objetivo deste estudo é revisar a literatura sobre aspectos do sono em alunos de graduação nas diversas instituições educacionais, explorando a relação entre a graduação e qualidade de sono. No processo metodológico, utilizou-se artigos de periódicos, livros, artigos de jornais, teses, dissertações, entre outras categorias que foram explorados e encontrados nas principais bases de dados, incluindo MEDLINE (PUBMED), SCIELO, Google Acadêmico, do período de julho de 2018 a setembro de 2019. A qualidade do sono interfere na capacidade cognitiva e física dos estudantes, além de se relacionar de modo direto com a saúde dessa população, visto que a atenuação na duração do sono dos estudantes associa-se com a sobrecarga e fadiga advindas das atividades da graduação. Desta forma, mudanças didáticas e curriculares podem contribuir para a qualidade do sono e tornar mais enriquecedor o processo de pedagógico da graduação. Sleep is an aggregation of behavioral and physiological changes which are associated with each other and in accordance with typical brain electrical functions and directly affects the organism by taking actions in many physiological systems. The aim of this study is to perform a bibliographical review of the sleep aspects in undergraduate students in different educational institutions, exploring the relationship between graduation and sleep. In the methodological process, periodical articles, books, newspapers articles, theses, dissertation and other categories which were explored and found in the main databases, including MEDLINE (PubMed), Scielo, Google Scholar, from July 2018 to September 2019, were used. The sleep quality interferes in students' cognitive and physical ability and is directly related to this population’s health, whereas the attenuation in the students' sleep duration is associated with overload and fatigue from undergraduate activities. Therefore, didactic and curriculum changes can contribute to the quality of sleep and enrich the graduation pedagogical process. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201636 |
Date: | 2019-10-23 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC OFICIAL.pdf | 639.1Kb |
View/ |