Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância

DSpace Repository

A- A A+

Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância

Show full item record

Title: Formação de pedagogos em alfabetização e letramento: Análise de disciplina na modalidade a distância
Author: Bortolato, Márcia Melo
Abstract: “A boa alfabetização é a chave do sucesso para toda a vida educacional de crianças e jovens”, afirma a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Com vistas a garantir uma boa alfabetização das crianças, o MEC publica a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular em 2017, antecipando em um ano o fim do ciclo de alfabetização. Dessa forma, torna-se relevante, em um momento de transição de proposta, analisar e tecer reflexões sobre a formação de professores pedagogos em Alfabetização e Letramento desenvolvida em um Curso de Pedagogia. A análise e as reflexões serão fundamentadas em documentos reguladores como as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Curricular de Santa Catarina, bem como nos estudos de linguagens e mídias desenvolvidos neste curso de especialização. O objeto de pesquisa trata da disciplina de Alfabetização e Letramento da terceira fase do Curso de Pedagogia na modalidade a distância da UDESC, que tem como objetivo promover a formação inicial para o exercício da docência, prioritariamente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação.“Good literacy is the key to success for the entire educational life of children and young people,” says Maria Helena Guimarães de Castro, executive secretary of the Ministry of Education. In order to ensure good literacy of children, MEC publishes the third version of the Common National Curriculum Base in 2017, anticipating by one year the end of the literacy cycle. Thus, it becomes relevant, in a moment of proposal transition, to analyze and to make reflections on the formation of pedagogical teachers in Literacy and Literacy developed in a Pedagogy Course. The analysis and reflections will be based on regulatory documents such as the National Curriculum Guidelines, the Common National Curriculum Base and the Santa Catarina Curriculum Proposal, as well as the studies of languages and media developed in this specialization course. The research object deals with the Literacy and Literacy discipline of the third phase of the UDESC Distance Education Pedagogy Course, which aims to promote the initial formation for the teaching practice, mainly in the kindergarten and in the Early Years of Elementary School, with emphasis on the appropriation of Information and Communication Technologies.
Description: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201631
Date: 2019-09-13


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Marcia_-_versao_BU_assinado.pdf 2.384Mb PDF View/Open Monografia (especialização)

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar