No caldeirão de histórias, teias e tramas textuais: análise fílmica e contos de fadas

DSpace Repository

A- A A+

No caldeirão de histórias, teias e tramas textuais: análise fílmica e contos de fadas

Show full item record

Title: No caldeirão de histórias, teias e tramas textuais: análise fílmica e contos de fadas
Author: Gaio, Delvina de Lourdes Mozzer
Abstract: Este trabalho propõe-se a analisar o filme A Bruxa (2015) – The Witch, no original –, com o objetivo de investigar e relacionar elementos de intertextualidade com os Contos de Fadas. As narrativas escolhidas baseiam-se em contos das versões compiladas por Charles Perrault no século XVII que, posteriormente, foram ajustadas e difundidas por Jacob e Wilhelm Grimm no século XVIII. Para esse exercício, fez-se necessário analisar a historicidade da infância na sua relação com a literatura e o surgimento de tais contos. Além disso, buscouse retomar considerações relativas à intertextualidade, bem como destacar reflexões pertinentes a respeito do leitor enquanto sujeito crítico, uma vez que a investigação foi motivada pelo interesse da pesquisadora, enquanto docente, em aprofundar seus conhecimentos acerca da temática e do exercício analítico para posteriores intervenções em sala de aula.This research propose to Annalise The Witch (2015) the film – the target is to investigate and relating elements of intertextuality between the film and some fairy tales. Jacob and Wilhelm Grimm base the chosen narratives on Perrault´s tales on XVII century that, subsequently, were rewritten and widespread by them on XVIII century. For this exercise, it was necessary to analyze the historicity of childhood and it´s relation by the literature and the origin of that kind of tales. In addition, it also pursued retake considerations related by intertextuality, as well as to highlight relevant reflections about the reader as a critical subject, since the interests of the researcher, as being a teacher, motivated the investigation to deepen her knowledge about the theme and the analytic exercise to subsequent interventions in classes.
Description: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201584
Date: 2019-11-08


Files in this item

Files Size Format View Description
[BU] Monografia ... ZER GAIO_comassinatura.pdf 2.249Mb PDF View/Open Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar