Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências

Mostrar registro completo

Título: Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
Autor: Cordeiro, Ivete Tomazi
Resumo: Esta monografia tem como tema: Contos de fadas na educação Infantil: Narrativas de experiências. Neste trabalho relato um pequeno resumo da minha infância, o qual motivou a incessante busca por direcionar uma experiência de ensino na área de educação infantil em que as crianças sentissem motivação por livros e histórias. Descrevo também trabalhos realizados em sala de aula a incessante busca de instigar as crianças a terem interesse por histórias contadas de diversas maneiras bem como ajudar os bebês a partir dos 6 meses de idade na descoberta de suas primeiras palavras faladas. Tendo como objetivo principal a estimulação da fala com histórias contadas a partir de encenações de contos de fadas. O questionamento que motivou a escolha desse tema foi: Como o professor pode fazer a contação de histórias? Quais as estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula e que possam contribuir para a aquisição da linguagem? Ou seja, de que maneira a contação de histórias contribui na pronúncia das primeiras palavras de crianças da sala do berçário? Como estimular a aquisição da linguagem falada? Como perceber fatos marcantes durante o processo de contação de histórias? De que maneira selecionar contos que despertam a maior atenção e interesse dos bebês? Como proporcionar o desenvolvimento da linguagem de forma lúdica? De que forma colaborar no processo de construção das primeiras palavras, através dos contos de fada? Essas são as perguntas que motivaram meu trabalho e resultaram em uma grande descoberta. Realmente, além de todos os benefícios de aprendizagem encontrados em uma contação de histórias, também pode auxiliar de maneira lúdica e atrativa na construção das primeiras palavras pronunciadas pelas crianças que as ouvem.This monograph has as its theme: Fairytales in Early Childhood Education: Narratives of experiences. In this paper I report a short summary of my childhood, which motivated the relentless quest to direct a teaching experience in the area of early childhood education in which children were motivated by books and stories. I also describe classroom work on the relentless pursuit of enticing children to be interested in stories told in a variety of ways, as well as helping babies as young as six months old discover their first spoken words. Having as its main objective the stimulation of speech with stories told from fairytale enactments. The question that motivated the choice of this theme was: How can the teacher do the storytelling? What strategies can be used in the classroom that can contribute to language acquisition? That is, how does storytelling contribute to the pronunciation of the first words of children in the nursery room? How to stimulate the acquisition of spoken language? How to perceive striking facts during the storytelling process? How to select stories that attract the most attention and interest of babies? How to provide language development in a playful way? How to collaborate in the process of building the first words through fairy tales? These are the questions that motivated my work and resulted in a breakthrough. Indeed, in addition to all the learning benefits found in storytelling, it can also playfully and attractively assist in the construction of the first words spoken by the children who hear them.
Descrição: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201571
Data: 2019-10-18


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Contos de fadas ... tivas de experiências..pdf 1.547Mb PDF Visualizar/Abrir Monografia

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar