Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares

DSpace Repository

A- A A+

Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares

Show full item record

Title: Diversidade Linguística: as múltiplas linguagens nas esferas escolares
Author: Correia, Andressa Aparecida
Abstract: Este texto foi elaborado para fins de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, e tem como objetivo apresentar as múltiplas linguagens existentes no ambiente escolar dando ênfase aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos diante dessa ferramenta de aprendizagem e como o corpo docente que atua nessa modalidade está preparado para trabalhar dessa forma, utilizando métodos diversificados em sala de aula. O ensino das múltiplas linguagens tem, cada dia mais, criado intensas informações diante do que se sabe e o que realmente informa sobre esse conceito no ambiente escolar. Para o corpo docente, é preciso compreender que essa ferramenta de ensino tende a quebrar o conceito de ensino fundamentado no aprender de maneira tradicional, sem uso de ferramentas novas e atrativas aos educandos. Durante as pesquisas realizadas para escrever o trabalho, muitos questionamentos surgiram e para isso foi preciso realizar um questionário para fins de pesquisa e dados que completassem o artigo em questão. O resultado das questões apresentadas no artigo e referentes às múltiplas linguagens deram-se por meio de duas pesquisas feitas, uma com aluno e outra com professores, visando esclarecer e acrescentar conteúdos e informações ao trabalho. Durante a análise das pesquisas respondidas por alunos, foi possível perceber que muitos alunos compreendem o conceito de norma culta e dessa forma conseguem associar e fazer uso de maneira adequada, quando devidamente orientados, das ferramentas de múltiplas linguagens. Quanto ao corpo docente percebeu-se que, embora compreendam o conceito de múltiplas linguagens, ainda foi perceptível o receio em sair do tradicionalismo predominante em sala de aula, criando um bloqueio quanto a diversificação das aulas.This text was prepared for the purpose of the Course Conclusion Work - TCC, and aims to present the multiple languages existing in the school environment emphasizing the students of Youth and Adult Teaching before this learning tool and how the faculty that acts in this area. This mode is prepared to work in this way, using diverse methods in the classroom. The teaching of multiple languages has, increasingly, created intense information regarding what is known and what really informs about this concept in the school environment. For the faculty, it is necessary to understand that this teaching tool tends to break the concept of teaching based on learning in a traditional way, without using new and attractive tools for students. During the research conducted to write the work, many questions arose and for this it was necessary to conduct a questionnaire for research purposes and data that completed the article in question. The result of the questions presented in the article and related to multiple languages occurred through two researches, one with student and one with teachers, aiming to clarify and add content and information to the work. During the analysis of the researches answered by students, it was possible to notice that many students understand the concept of educated norm and thus can associate and make appropriate use, when properly oriented, of the tools of multiple languages. As for the faculty, it was noticed that, although they understand the concept of multiple languages, there was still a noticeable fear of leaving the predominant traditionalism in the classroom, creating a block on the diversification of classes.
Description: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200973
Date: 5-09-19


Files in this item

Files Size Format View
Andressa_VersãoFINAL.pdf 932.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar