As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil

DSpace Repository

A- A A+

As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil

Show full item record

Title: As Tecnologias e a Mediação Pedagógica na Educação Infantil
Author: Oliveira, Carlos Eduardo de; Soares, Rosemeri
Abstract: As mudanças que as tecnologias provocam nos ambientes escolares vão muito além das mídias, incentivam curiosidades, criatividades, sonhos e diversos aprendizados nas crianças da Educação Infantil. A era digital fez com que as professoras da Educação Infantil se modificassem, levando-as a correr atrás de novos desafios. Para saber sobre essas novas rotinas educacionais e como são utilizadas as mídias tecnológicas na educação, serão feitas duas pesquisas de forma qualitativa em duas instituições de ensino diferentes, uma pública e outra privada, através de questionários aplicados às professoras e entrevistas gravadas, nas quais elas contam rapidamente suas trajetórias e rotinas no ambiente escolar. As professoras de ambas as instituições apropriaram-se dessas “pontes” tecnológicas que hoje fazem parte da educação, quebrando assim os paradigmas e aumentando as aprendizagens das crianças de forma prazerosa, afetiva e com novas possibilidades educacionais, com vistas a integrar as crianças em uma sociedade em que a tecnologia faz parte do cotidiano, incentivar o uso de todos os recursos digitais disponíveis como forma de aprendizagem, por meio de jogos e recursos audiovisuais, as crianças são seres sociais e precisam ser inseridas na cultura com tudo que ela comporta.The changes that technologies bring about in school environments go far beyond the media, encouraging curiosities, creativities, dreams and diverse learning in children of kindergarten. The digital age has made early childhood teachers change, leading them to pursue new challenges. To learn about these new educational routines and how technological media are used in education, two qualitative surveys will be conducted in two different educational institutions, one public and one private, through questionnaires applied to teachers and recorded interviews, in which they quickly tell their trajectories and routines in the school environment. The teachers of both institutions have appropriated these technological “bridges” that are now part of education, thus breaking paradigms and increasing children's learning in a pleasurable, affective way and with new educational possibilities, with a view to integrating children in a In a society in which technology is part of everyday life, encouraging the use of all available digital resources as a way of learning, through games and audiovisual resources, children are social beings and need to be embedded in the culture with all that it entails.
Description: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200969
Date: 2019-08-07


Files in this item

Files Size Format View
VID-20190820-WA0024.mp4 46.18Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar