Abstract:
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O sistema econômico atual é resultado de relações de consumo desenvolvidas de modo desequilibrado e desigual, acarretando em concentração de renda, impactos ambientais, inadequado uso dos recursos existentes e etc. O pensamento de partilhar aliado à disseminação das tecnologias, a crença renovada na importância da comunidade, as preocupações ambientais urgentes e a consciência de custos, propicia a uma disposição da retomada do estado de coletividade que se perdeu nos últimos anos, nos afastando das formas antigas desequilibradas, centralizadas e controladas de consumismo, e nos aproximando de meios de compartilhamento, agregação e cooperação. Viabilizado por questões ambientais, sociais, econômicas, tecnológicas e comportamentais o consumo colaborativo é um fenômeno recente que vem alterando o funcionamento da economia global. Nesse sentido, este trabalho de conclusão do Curso de Ciências Econômicas propõe analisar os impactos e consequências deste novo fenômeno no desenvolvimento econômico. Recorreu-se a pesquisa bibliográfica através de levantamento por meio de publicações, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, e etc. para contextualizar e conceituar a economia compartilhada. Visando coletar dados para validar as hipóteses levantadas no trabalho e para identificar a propensão do consumidor a participar de práticas de consumo colaborativo/compartilhado, realizou-se uma pesquisa através de um questionário, que obteve 194 respostas. Ainda que não abrangendo todo o território brasileiro de forma satisfatória, observou-se que há propensão dos indivíduos a participar do consumo colaborativo/compartilhado. |