Booktubers brasileiros e seus lugares de fala

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Booktubers brasileiros e seus lugares de fala

Mostrar registro completo

Título: Booktubers brasileiros e seus lugares de fala
Autor: Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
Resumo: É possível pensar que até pouco tempo atrás, ou seja, em um passado recente, no imaginário coletivo nacional, discutir assuntos referentes aos clássicos literários com jovens era tema restrito as aulas de literatura. Todavia, a revolução digital fortalecida no século XXI propiciou o surgimento dos chamados booktubers (pessoas que produzem conteúdo relacionado a obras literárias através da plataforma digital Youtube) e com estes, os livros ganharam espaço também no mundo da Internet. Em geral, com uma linguagem menos formal e mais próxima da realidade cotidiana, esses produtores de conteúdo digital propõem-se a juntar-se ao coro de professores quando o assunto é o incentivo à leitura. Na busca por compreender melhor essa nova relação com o mundo dos livros, e ainda, como o conhecimento que é produzido nesses canais interage com os jovens estudantes do Ensino Básico, foram observados, de maneira exploratória, com auxílio do suporte bibliográfico e levando em consideração dados obtidos por meio de três diferentes questionários (formulados pela autora deste trabalho), vídeos de seis diferentes canais do Youtube: “Livros e Fuxicos”, “Ligando livros e pessoas”, “Literature-se”, “Ler antes de morrer”, “Vá ler um livro” e “Kabook TV”. Com o objetivo de entender o trabalho da comunidade booktuber na mediação da leitura, neste trabalho foram contextualizadas, e também discutidas, noções teóricas sobre crítica literária, cultura participativa, curadoria e polifonia para a formação do leitor. Vale destacar que a comunidade supracitada oferece em cada vídeo suas análises, críticas e percepções sobre cada leitura em questão.C’est possible penser que il ne fait pas longtemps, c’est-à-dire, au imaginaire collective brésilien, dans un passé récent, on ne discutait les classiques littéraires avec les jeunes que aux classes de littérature. Cependant, la révolution du numérique, intensifiée au XXI siècle, a permis l’apparition de ceux qu’on appelle booktubers (personnes qui produisent contenus qui ont un rapport avec les œuvres littéraires, sur la plateforme Youtube) et avec ceci, les livres ont gagné du espace privilégié aussi sur Internet. En général, avec un langage moins formel et plus proche de la réalité quotidienne, ces producteurs de contenu en ligne se proposent à renforcer le chorus avec les professeurs quand le sujet en question c’est encourager la lecture. À la recherche de mieux comprendre cette nouvelle relation avec le monde des livres, et aussi, comment les connaissances qui sont produites sur ces chaînes vont interagir avec les jeunes étudiantes, on a observé de manière exploratoire, avec le soutien de la bibliographie choisie et l’aide de trois différents questionnaires ( élaborées pour l’auteur de ce travail), des vidéos disponibles sur six différentes chaînes sur Youtube : Livros e Fuxicos, Ligando livros e pessoas, Literature-se, Ler antes de morrer, Vá ler um livro e Kabook TV. Avec l’objectif de comprendre le travail de la communauté booktuber à la médiation de la lecture, dans ce travail on a contextualisé quelques notions théoriques concernant la critique littéraire, culture participative, curatelle et polyphonie à la formation du lecteur. Il vaut dire que cette communauté offre à chaque vidéo ses analyses, critiques et perceptions concernant à chaque lecture en question
Descrição: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200855
Data: 2019-08-23


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Monografia_pós_defesa revisada a.pdf 997.6Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar