A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça

DSpace Repository

A- A A+

A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça

Show full item record

Title: A escola da vida e a vida na escola: educação integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça
Author: Vicente, Ludmilla Hinckel
Abstract: A educação é um direito de todos, a base da sociedade. A escola é o lugar onde a criança passa a maior parte do seu tempo, ou deveria. É o lugar de influência direta e decisiva e deve ser um espaço que fortaleça seu desenvolvimento. “Comecemos pelas escolas, se alguma coisa deve ser feita para ‘reformar’ os homens, a primeira coisa é ‘formá-los’.” (Lina Bo Bardi em Primeiro: escolas, Habitat, no 4, 1951) O então trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração do projeto arquitetônico de uma escola integral de ensino fundamental da rede pública, na comunidade do Frei Damião, em Palhoça. A escolha de se trabalhar na comunidade do Frei Damião veio por esta ser considerada uma das comunidades mais pobres e carentes de infraestrutura, ser uma população abandonada pelo poder público, segregada socialmente e isolada no contexto geral de Palhoça, onde sua população lida, inclusive, com o estigma de morar na comunidade. Sem a regularização da terra e a infraestrutura urbana, a área acaba de tornando vulnerável a especulação imobiliária devido ao processo de valorização do entorno. A escola, uma instituição forte em uma comunidade, aliada com outros fatores, pode favorecer a permanência da comunidade no terreno atual. A escola possui um papel social importante, pois é o lugar de formação, aprendizado, encontros e cria um laço importante com a criança e entre as crianças. É o espaço tanto do aprendizado como da brincadeira. Pode ser um fator de integração da comunidade, um espaço público de interação, socialização e expressão. A comunidade do Frei Damião se caracteriza como uma população jovem e quase metade dos seus moradores, segundo informações contidas no cadastro socioeconômico do Município de Palhoça, não possuem ensino fundamental completo. É importante que, possuindo um equipamento escolar público, integral e de qualidade, se oportunize que todos tenham um acesso digno à educação. Devido às condições citadas e a atual situação da escola de ensino básico da comunidade, viu-se a importância de uma proposta de requalificação do local através de um projeto arquitetônico para uma nova escola na comunidade.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200791
Date: 2017-07


Files in this item

Files Size Format View
TCC-ARQ-UFSC-DOWNLOAD_609.jpg 2.769Mb JPEG image View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar