Entre montanhas e rios: um sistema de áreas verdes e estratégias de mobilidade para a valorização da identidade paisagística e a vida comunitária de Nova Friburgo - RJ

DSpace Repository

A- A A+

Entre montanhas e rios: um sistema de áreas verdes e estratégias de mobilidade para a valorização da identidade paisagística e a vida comunitária de Nova Friburgo - RJ

Show full item record

Title: Entre montanhas e rios: um sistema de áreas verdes e estratégias de mobilidade para a valorização da identidade paisagística e a vida comunitária de Nova Friburgo - RJ
Author: Miranda, Bruno Jordão de
Abstract: Nova Friburgo é um município do Estado do Rio de Janeiro visitado, turisticamente, pelo contato com a verde e características de tranquilidade e salubridade pertencentes a sua identidade paisagística. No entanto, esses aspectos não são compartilhados em todo território da porção central. Já que o desenvolvimento desordenado nas encostas e morros, o fluxo de caminhões e caminhonetes provenientes de indústrias da região, baixos investimentos em áreas públicas de lazer durante o século XX e XXI e o Megadesastre de 2011 desconfiguraram a paisagem da cidade e consequentemente a sua identidade. Por isso, o projeto visa a valorização dessa identidade paisagística a partir de um Sistema de áreas verdes e a aplicação de estratégias de mobilidade urbana. Afinal, a identidade paisagística de Nova Friburgo deve ser valorizada para a retomada de aspectos de tranquilidade e salubridade, importantes não somente para a qualidade de vida do município e o turismo, mas também para a autoestima do cidadão friburguense. Assim, o trabalho visa aproximar o cidadão com a paisagem natural do município conjuntamente com o fortalecimento da vida comunitária, a partir de: um sistema de praças, parques e boulevares, que torne o verde e os rios mais próximos em porções onde, hoje, são inacessíveis ou são menosprezados pelo poder público; e Estratégias de mobilidade que priorizem o pedestre e os meios de circulação não motorizados sobre o veículo individual. Sendo que as estratégias de mobilidade são necessárias para se atingir os objetivos do Sistema de áreas verdes e consequentemente os do projeto em si.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200783
Date: 2018-01


Files in this item

Files Size Format View
caderno pdfa.pdf 4.074Mb PDF View/Open
prancha pdfa.pdf 13.90Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar