Ilha das Bruxas: gênero, cidade e ocupação feminina
Show full item record
Title:
|
Ilha das Bruxas: gênero, cidade e ocupação feminina |
Author:
|
Silva, Júlia Miola
|
Abstract:
|
O trabalho se propõe, primeiramente, a estabelecer uma reflexão acerca da mulher e dos espaços de Florianópolis (SC), sob a perspectiva das personagens mais emblemáticas do folclore do município: as bruxas. Essa temática surgiu como um ponto de partida de investigação e pretendeu-se torná-la ferramenta para entender a questão de gênero e cidade.
A partir das pesquisas realizadas, concluiu-se que as personagens bruxas representam não só um paradigma de ocupação de resistência feminina, mas também um potencial de legitimação da mulher nos espaços públicos. Além disso, foi possível estabelecer uma analogia entre as personagens e diversas iniciativas independentes de ocupação feminina que atualmente acontecem na cidade.
A proposta, então, é um projeto de edifício público no centro da cidade, somado a diretrizes urbanas que possibilitem um uso mais igualitário dos espaços, no intuito de dar suporte e fomentar diferentes tipos de ocupação feminina em Florianópolis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
[link para leitura online do caderno] bit.ly/ilhadasbruxas
[link para download da prancha em alta resolução] bit.ly/bruxas_prancha
[link para dowload do caderno] bit.ly/bruxas_caderno |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200775
|
Date:
|
2018-01 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar