Como o espaço contribui para o desenvolvimento: uma proposta de aplicação da Pedagogia Waldorf no Norte da Ilha de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Como o espaço contribui para o desenvolvimento: uma proposta de aplicação da Pedagogia Waldorf no Norte da Ilha de Florianópolis

Show full item record

Title: Como o espaço contribui para o desenvolvimento: uma proposta de aplicação da Pedagogia Waldorf no Norte da Ilha de Florianópolis
Author: Palma, Julia Martan Nazario
Abstract: Desde os primórdio dos tempos a educação é pauta de discussão em todas as culturas, com o passar do tempo foram sendo desenvolvidos novos métodos de ensino conforme a sociedade ia se modificando. Sob um olhar crítico em cima desses métodos, questionamentos em relação à eles foram surgindo e gerando novas discussões sobre a forma de se ensinar e a importância da relação entre as pedagogias aplicadas e o desenvolvimento das crianças. Atualmente a educação no mundo é algo feito em um sistema bem semelhante ao Fordismo, um modelo de produção em massa, onde todos entram “crus” e se moldam de forma semelhante, entrando por fim numa caixa fechada e saindo todos com pensamentos iguais. “A criança está, finalmente, formada, isto é, transformada num produto igual a milhares de outros ISO-12.000: está formada, isto é, de acordo com a fôrma.” (ALVES, 2001 - pág. 26) Diante disso e por considerar a educação uma saída para os problemas atuais da nossa sociedade, resolvi desenvolver neste trabalho um estudo sobre as metodologias de ensino não tradicionais, com enfoque na metodologia Waldorf e na aplicação prática desta na criação de um projeto de uma escola com esse método na região norte da Ilha de Florianópolis. Demonstrando a partir deste como a arquitetura influencia e pode ser um agente impulsionador no processo de desenvolvimento da criança.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200661
Date: 2019-01


Files in this item

Files Size Format View
Caderno.pdf 6.044Mb PDF View/Open
Prancha.pdf 11.90Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar