Como o espaço contribui para o desenvolvimento: uma proposta de aplicação da Pedagogia Waldorf no Norte da Ilha de Florianópolis
Show full item record
Title:
|
Como o espaço contribui para o desenvolvimento: uma proposta de aplicação da Pedagogia Waldorf no Norte da Ilha de Florianópolis |
Author:
|
Palma, Julia Martan Nazario
|
Abstract:
|
Desde os primórdio dos tempos a educação é pauta de discussão em todas as culturas, com o passar do tempo foram sendo desenvolvidos novos métodos de ensino conforme a sociedade ia se modificando. Sob um olhar crítico em cima desses métodos, questionamentos em relação à eles foram surgindo e gerando novas discussões sobre a forma de se ensinar e a importância da relação entre as pedagogias aplicadas e o desenvolvimento das crianças. Atualmente a educação no mundo é algo feito em um sistema bem semelhante ao Fordismo, um modelo de produção em massa, onde todos entram “crus” e se moldam de forma semelhante, entrando por fim numa caixa fechada e saindo todos com pensamentos iguais.
“A criança está, finalmente, formada, isto é, transformada num produto igual a milhares de outros ISO-12.000: está formada, isto é, de acordo com a fôrma.” (ALVES, 2001 - pág. 26)
Diante disso e por considerar a educação uma saída para os problemas atuais da nossa sociedade, resolvi desenvolver neste trabalho um estudo sobre as metodologias de ensino não tradicionais, com enfoque na metodologia Waldorf e na aplicação prática desta na criação de um projeto de uma escola com esse método na região norte da Ilha de Florianópolis. Demonstrando a partir deste como a arquitetura influencia e pode ser um agente impulsionador no processo de desenvolvimento da criança. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200661
|
Date:
|
2019-01 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar