Digital storytelling como recurso didático no ensino de literatura brasileira

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Digital storytelling como recurso didático no ensino de literatura brasileira

Mostrar registro completo

Título: Digital storytelling como recurso didático no ensino de literatura brasileira
Autor: Sobral, Wanessa Franco
Resumo: Contar histórias digitais surgiu nos últimos anos como uma poderosa ferramenta de ensino e aprendizagem que envolve tanto professores quanto seus alunos. No entanto, até recentemente, deu-se pouca atenção a algumas propostas pedagógicas que poderiam ser inseridas para aumentar a eficácia da tecnologia como uma ferramenta em um ambiente de sala de aula. Propôs-se nesse artigo uma discussão sobre a história da narrativa digital (Digital Storytelling) e como ela pode ser usado educacionalmente no ensino de Literatura Brasileira, mais especificamente no período literário Romantismo. Contudo, em meio a essa discussão comum dentro do ambiente escolar para a inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, o professor que trabalha com a Literatura Brasileira, encontra-se, na maioria das vezes, desorientado em relação às suas práticas, uma vez que seus alunos são o retrato do advento tecnológico. A partir deste contexto, apresentou-se uma proposta midiática para auxiliar e engajar o docente no seu planejamento pedagógico.Telling digital stories has emerged in recent years as a powerful teaching and learning tool that involves both teachers and their students. But until recently, little attention has been paid to some pedagogical proposals that could be inserted to increase the effectiveness of technology as a tool in a classroom environment. In this article it was proposed a discussion on the history of digital narrative Digital Storytelling and how it can be used educationally in the teaching of Brazilian Literature, more specifically in the literary period Romanticism. However, in the midst of this discussion within the school environment for the insertion of technologies in the teaching and learning process, the teacher who works with Brazilian Literature is, in most cases, disoriented in relation to its practices, since its students are the portrait of the technological advent. From this context, a media proposal was presented to assist and engage the teacher in their pedagogical planning.
Descrição: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199877
Data: 2019-07-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
RELATÓRIO UFSC ... assinada celso celdon.pdf 1.055Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar